Um dado que assusta os leopoldenses e serve de alerta para toda população. São Leopoldo é o município com mais registro de óbitos por dengue no Estado do Rio Grande do Sul em 2024. Em 11 meses, já foram 23 mortes. Uma média de duas pessoas perdendo a vida por causa da picada do mosquito Aedes aegypti.
Até agora, segundo o painel epidemiológico da Secretaria de Saúde estadual, no município houve 14.977 notificações com 13.670 sendo confirmadas.
André Ellwanger, coordenador da Vigilância em Saúde de São Leopoldo, diz que o trabalho de combate ao mosquito segue forte, mas alerta que a proliferação do inseto sempre é mais intensa nos meses quentes em função da umidade e calor.
O alerta do coordenador faz sentido, pois estamos na Primavera e temos todo o Verão pela frente. Ou seja, uma tendência do aumento de casos se a população não ajudar a combater o mosquito.
281 MORTES NO RS
Santa Rosa é a segunda cidade com mais casos de dengue. Por lá 22 morreram. Mas a terceira e a quarta cidade com mais óbitos estão aqui no Vale e Região Metropolitana. Novo Hamburgo tem 20 óbitos e Canoas 17.
No RS foram 281 mortes e 205.108 casos confirmados de pessoas contaminadas.