A transformação política da cidade e ascensão de figuras mais orgânicas e estruturadas

3 de dezembro de 2024 - 13:10
Por Sônia Bettinelli

Dois meses após a eleição de seis (6) de outubro, o desdobramento da  derrota do atual governo para o delegado Heliomar Franco (PL) é tema do historiador, mestre em ciência política, o petista Ibanes Mariano. No Berlinda News Entrevista desta terça-feira (3), Ibanes apresentou alguns possíveis motivos para o resultado das urnas. Segundo Ibanes, o PT perdeu em 2012 e 2024, para um mosaico de partidos. “A diferença é que o mosaico de 2024 tem um grupo novo do qual o vereador eleito  Alexandre Silva (PL) faz parte e representa a segunda maior igreja do Brasil  e a segunda maior de São Leopoldo, A Assembleia de Deus. Esse grupo ascendeu com figuras mais orgânicas e mais estruturadas. A Assembleia mobiliza por dia, de seis (6) a oito (8) mil fieis  muito mais que os partidos políticos de quevotam em silêncio”, observa Ibanes.

Fechados

“O governo eleito é fechado, se resguarda dos meios consolidados de comunicação. Tem os próprios meios e podem surpreender como o Brasil Paralelo ou MBL. As estruturas funcionam de um jeito, sem aparecer, mas foram eficientes e não estou subestimando a capacidade do prefeito eleito.”

Transformação

“A cidade está vivendo uma transformação política com novos agentes entrando que até aqui não é possível identificar claramente. Os evangélicos construíram um jeito diferente de fazer política. A comunicação é tecnológica, dirigida e silenciosa.

Vanazzi

“O novo governo se elegeu com uma rede tecnológica que não foi montada aqui. Havia pessoas de São Paulo, por exemplo, nesse assunto. Mas o vigor e a agenda do prefeito Vanazzi se mantém e deixará uma agenda de muitas obras. Vanazzi tem um vigor totalmente diferente de outras grandes lideranças como Olímpio Albrecht (PDT) e  próprio Valdir Schmidt (MDB) que após a derrota não conseguiram retornar, o que não diminui em nada a história de cadaum”.

Mestre em Ciência Política

“Quero me desafiar em outras coisas. Acabei de receber meu diploma de mestre em Ciência Política. Estou há 31 anos atuando nos governos petistas por isso a vontade de fazer algo diferente.”

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo