Dos 13 vereadores eleitos em São Leopoldo para a legislatura 2025/2028, só quatro estão com mandatos organizados em relação aos três assessores que cada vereador tem direito, além da coordenação e jornalista da bancada. Karina Camillo, Anderson Etter, Ricardo Luz e Fábio Bernardo já definiram, por exemplo, que cada um fará a indicação para a coordenação da bancada a cada ano. A princípio, em 2025 a coordenação será indicada pela vereadora Karina, que por sua vez, escalou Ana Affonso para a função.
PDT
Já as demais bancadas ainda tem assuntos importantes para definir: o PDT, com cinco vereadores, ainda não sabe se será oposição, situação, ou duas ao mesmo tempo. Segundo bastidores , já teria ocorrido uma conversa com o novo governo e Rambor, mas nada sobre espaço na estrutura administrativa em troca de apoio na Câmara de Vereadores.
PL
A situação dos governistas estaria em “compasso de espera” aguardando decisões do prefeito eleito Heliomar Franco (PL): O PDT será base? Os cinco pedetistas serão contatados? Entre os quatro governistas – Falcão, Alexandre, Jailson, Pitol – alguém pode ir para o primeiro escalão.