Por iniciativa do vereador Gabriel Dias (PSDB) o presidente da OAB RS, Leonardo Lamachia, receberá o título de Cidadão Leopoldense pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo. O projeto foi aprovado na sessão de ontem (28). Na justificativa, Gabriel Dias destacou a abertura da sede da OAB para que o INSS atenda a população. “O INSS está sem prédio no momento por conta da precariedade do antigo prédio junto à praça dos Brinquedos. Somente isso seria o suficiente para mostrar o papel da OAB na cidade, porém é preciso voltar ao mês de maio, quando enfrentamos a maior tragédia climática com milhares de atingidos”, disse o vereador acrescentando que o presidente Leonardo Lamachia esteve três vezes na cidade em maio e junto com a OAB local atendendo atingidos.
Polêmica e processo na Justiça
No dia cinco (5) de dezembro completará um ano da inauguração da nova sede da OAB São Leopoldo/Portão. “A decisão do presidente Lamachia na construção da nova sede com terreno concedido pela Prefeitura virou polêmica e processo judicial de pessoas que não concordavam com a concessão do terreno. O principal argumento de quem criticou é que a OAB não precisava da concessão pelo Poder Público porque não contribua com a cidade. Além de abrir as portas para o INSS e a ajuda na enchente, a OAB sempre é acionada e atende pedidos da comunidade”, destaca Gabriel. No dia 11 de maio, no auge da enchente, o presidente Lamachia se reuniu com o presidente Rene Engroff, sua diretoria e advogados para definir onde era mais necessário atuar naquele momento.
Falcão/Semae/AEA/indicação
O vereador Jeferson Falcão (PL) sugeriu alteração na lei do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana para que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos (AEA) e do Semae tenham assento no conselho. Esse pedido do vereador parece estar ligado à formação do secretariado do novo governo municipal. Como vereador mais votado Falcão tem seu espaço garantido, ou seja, inclusive de indicar secretários. Nesse caso, seria a Mobilidade Urbana e a indicação de vereador Falcão seria Germano Weinmann, até onde sei filiado no MDB. Caso se confirme a indicação, seria cota pessoal do vereador portanto Germano não representaria o MDB que teve candidato próprio na eleição.
.