O prefeito eleito de São Leopoldo, Heliomar Franco (PL) está na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, para a terceira rodada dos Seminários Novos Gestores para prefeitos do RS, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. São dois dias de imersão promovida pela CNM para apresentar as propostas municipalista da entidade.
A primeira recomendação do presidente Paulo Ziulkoski é sobre o primeiro escalão. “Nossa entidade cresce porque enfrentamos o conflito federativo, que é base da democracia”, observou destacando a independência financeira, atuação apartidária, credibilidade e estrutura técnica como fundamentais. Ziulkoski aconselhou os eleitos para que não escolham secretários, inclusive de saúde e de educação, que participaram de conselhos nacionais de categorias. Segundo o presidente quem participou de conselhos nacionais e de categorias tem pautas totalmente diferentes da entidade e prefeitos.
Os prefeitos viajaram com todas as despesas bancadas pela CNM. Por isso, os prefeitos devem cumprir 80% de presença nos dias para receber a certificação, ou seja, para que o foco seja o seminário e não agendas nos ministérios, Congresso e própria presidência.
Heliomar Franco gravou vídeo no início da manhã falando sobre sua agenda em Brasília em busca de melhorias para a cidade.