Na próxima quinta-feira (28), o Sindicontábil Vale do Sinos realiza a eleição para definir sua nova diretoria, com votação que se inicia às 12h, na sede da entidade. Representando trabalhadores contábeis de 29 cidades, o sindicato passa pelo pleito com chapa única. No programa Berlinda Entrevista, nesta segunda-feira (25), os candidatos Juliano Pedroso de Moraes candidato a presidente, Andreza Dienstmann, candidata a vice-presidente, Roberta Wobetto, candidata a 1ª secretária e Sandoval dos Santos, candidato a diretor financeiro, detalharam suas propostas e os desafios enfrentados pela entidade.
Juliano Pedroso de Moraes, candidato à presidência, destacou o foco da chapa em atrair novos associados e ampliar a representatividade do sindicato. “Estamos trabalhando para formar uma chapa mais jovem, que possa oferecer novas oportunidades aos profissionais contábeis. Queremos nos aproximar das universidades, mostrar aos estudantes que, depois de formados, eles têm uma entidade que os representa. É fundamental criar eventos e parcerias que tornem o Sindicontábil mais atrativo para a categoria”, explicou.
Enfrentar preconceitos
Já Andreza Dienstmann reforçou a importância de desmistificar a palavra “sindicato” e ampliar o diálogo com os profissionais e estudantes da área. “Ainda existe muito preconceito em relação ao sindicato. Muitos acham que apenas o CRC representa a categoria, mas somos nós que estamos mais próximos, dentro das cidades. Quando me formei, o sindicato nem era representado nas formaturas, algo que só mudou depois. Precisamos continuar mudando essa percepção e mostrar nosso papel”, comentou.
Atuação durante crises
Para Roberta Wobetto, a atuação do Sindicontábil durante eventos recentes, como a cheia que afetou a região, foi essencial para mudar a visão de alguns profissionais sobre a entidade. “Comecei a participar do sindicato pelo grupo de estudos, mas depois da cheia percebi como os colegas passaram a entender melhor o que é o Sindicontábil e o que ele faz. Muitos perceberam a importância do nosso trabalho e da ajuda prestada à categoria nesse momento difícil”, relatou.
Sandoval dos Santos enfatizou a independência política do sindicato e o trabalho desenvolvido em prol da categoria, especialmente durante a pandemia e a enchente. “Nós não temos nenhuma vinculação político-partidária, nossa luta é pela classe contábil. Durante a pandemia e a enchente, trabalhamos muito para garantir a postergação de prazos e evitar penalizações. Isso mostra a importância de uma entidade que defende os direitos dos profissionais”, afirmou.
Inovação e tecnologia
Entre os planos futuros, está a criação de um hub de negócios na sede do Sindicontábil, com foco em startups e soluções tecnológicas voltadas para a área contábil. “Queremos mostrar que existem muitas possibilidades para os profissionais contábeis, conectando a categoria a novas ferramentas e ampliando as oportunidades”, destacou Juliano.
A eleição será aberta a todos os associados com a tesouraria em dia. A apuração será realizada logo após o encerramento da votação, com o resultado divulgado no mesmo dia.
Composição completa da chapa única
Diretoria Executiva:
- Presidente: Juliano Pedroso de Moraes
- Suplente: Jéferson Pohlmann
- 1ª Vice-Presidente: Andreza Dienstmann
- Suplente: Altemir Alves
- 2º Vice-Presidente: Dionísio Kipper
- Suplente: Pedro Lino Ramos
- 1ª Diretora Secretária: Roberta Wobetto
- Suplente: Ane Elisa Moller Dapper
- 2ª Diretora Secretária: Lourdes Tonini
- Suplente: Natália Lauschner
- 1º Diretor Financeiro: Sandoval dos Santos
- Suplente: Valdir Luiz Hickmann
- 2º Diretor Financeiro: Vilmar Carlos Neumann
- Suplente: Roselena Aparecida Ribeiro Knach
Conselho Fiscal:
- Titulares: Magdalena Dapper, Márcio Schneider, José Lair Reichert
- Suplentes: Vilson Riegel, Tânia Clenice Szortyka Gomes, Felipe Scuck
Representantes junto à Federação:
- Titulares: Paulo Roque Luiz, Sergio Gilberto Dienstmann
- Suplentes: Sandoval dos Santos, Eliziane Fogliatto Caitano Miguel
Veja a entrevista completa: