Como parte de sua missão em Portugal realizada na última semana, o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, visitou o Pólo das Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica (TICE.PT) visando estreitar relações a partir do Memorando de Entendimento (MoU) firmado no âmbito do projeto SPIDER que visa otimizar o potencial da rede BELLA para fortalecer a cooperação em pesquisa e inovação (P&I) entre a União Europeia (UE) e a América Latina e Caribe (ALC).
O projeto SPIDER é focado em cinco objetivos principais: fornecer um quadro para cooperação EU-ALC em P&I, maximizar a utilização da infraestrutura BELLA, lançar o Fórum de Implementação dos Diálogos Digitais EU-ALC, estabelecer um Twinning Programme para desenvolver parcerias digitais e aumentar a visibilidade do projeto e o engajamento dos stakeholders.
O TICE.PT e o Tecnosinos foram espelhados no âmbito do Twinning Programme, que é uma iniciativa de intercâmbio entre dois parques tecnológicos ou ambientes de inovação, assumindo o compromisso de participar ativamente no programa, desenvolvendo planos de ação conjuntos e compartilhando práticas em ecossistemas de inovação. Em troca, eles beneficiam-se de oportunidades de networking, maior visibilidade e participação em grupos de trabalho relevantes para a transformação digital.
Bitencourt relata que recebeu um caloroso acolhimento no polo tecnológico em Aveiro, especialmente do Engenheiro Vasco Lagarto, cujo profissionalismo foi essencial para o sucesso da visita. “Vejo boas perspectivas de colaboração entre o TICE.PT e o Tecnosinos, através do Memorando de Entendimento do projeto SPIDER, que nos permitirá maximizar nosso potencial em inovação e pesquisa. Estamos comprometidos em desenvolver planos conjuntos e compartilhar práticas inovadoras, criando oportunidades de networking e participação em grupos de trabalho relevantes. Estou empolgado para explorar essas novas parcerias”, afirma.