A Taurus completa 85 anos de história, um marco significativo alcançado por poucas empresas no Brasil. A fabricante, que começou em Porto Alegre, no ano de 1939, com uma pequena produção de ferramentas estabelecida por um grupo de empresários do Rio Grande do Sul, passou por profundas transformações nos últimos anos e se tornou uma empresa sólida em termos de gestão, operação e governança corporativa, evidenciando em seu DNA a capacidade de renovação, o que é essencial para uma empresa alcançar tal longevidade.
Atualmente, a Taurus é uma gigante multinacional brasileira, líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo, além de ser a marca mais importada no exigente e competitivo mercado dos Estados Unidos (maior mercado de armas do mundo).
A Companhia está continuamente se adaptando às condições do mercado e às demandas dos consumidores, com lançamentos, ampliação da linha de produtos, busca de novos mercados ou mesmo ajustes no volume e mix de fabricação, a partir da flexibilidade operacional que tem, estando preparada para enfrentar os momentos desafiadores em sua trajetória.
“A Taurus é uma multinacional com origem gaúcha, que emprega cerca de 2.200 pessoas no estado do Rio Grande do Sul, movimenta uma grande cadeia de fornecedores que geram milhares de empregos indiretos, e exporta seus produtos com alto valor agregado para mais de 100 países, impulsionados pela inovação, tecnologia e pelos avanços da Indústria 4.0. Em 2023 foram mais de R$ 883 milhões em exportação. Não por acaso, a Taurus está entre as principais empresas que movimentam a economia e que são protagonistas do empreendedorismo. É um orgulho e uma honra completar 85 anos de mercado e contribuir por tanto tempo com o país”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.
SEDE EM SÃO LEOPOLDO
Sediada em São Leopoldo e com mais duas unidades produtivas, uma em Bainbridge, na Geórgia (EUA), e outra no estado de Haryana, na Índia, a Companhia está sempre acompanhando e explorando as oportunidades de negócios em outros mercados internacionais como na Arábia Saudita, onde estuda a viabilidade de constituição de uma joint venture para operação no país.
A Taurus chega aos 85 anos pronta para um futuro inovador. Hoje, conta com uma estrutura industrial eficiente e moderna, e segue investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, materiais e tecnologias, a partir do CITE – Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos e de parcerias estratégicas estabelecidas com universidades, laboratórios e institutos de pesquisa que atuam em linha com as mais avançadas soluções tecnológicas do mundo, de modo a atender as necessidades dos consumidores, oferecendo produtos de qualidade a preços competitivos.
Exemplo disso é a revolucionária tecnologia de utilização do grafeno na produção de armas, desenvolvida pela Taurus no Brasil para o resto do mundo, e de DLC (Diamond Like Carbon), proporcionando maior resistência e durabilidade aos produtos. A empresa segue desenvolvendo projetos pioneiros, contemplando um novo ciclo tecnológico de materiais inéditos utilizados na fabricação de armamentos, como o Nióbio e o Polímero de Fibras Longas.
Outro exemplo é o uso da tecnologia de alta performance Metal Injection Molding (M.I.M.), que permite a produção de peças de geometria complexa, com alta precisão, baixo custo e em grande escala, com aplicações em vários segmentos no Brasil e no exterior, tais como componentes automotivos, aeroespacial, defesa, eletrônicos, bens de consumo, ortodontia, entre outros.