Antes das 8h15 da manhã desta quarta-feira (20), feriado Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil, Servidores do Semae iniciavam a colocação de mais uma bomba nas Casa de Bombas da João Corrêa. No local há capacidade para sete bombas que retiram mais de 2,5 mil litros de água por segundos. Dessas, duas estavam em pleno funcionamento nesta manhã.
Uma estava desligada e duas em processo de manutenção na parte elétrica. Ainda há uma fora da base, que segundo a autarquia será instaladas também. Ainda de acordo com a assessoria do Semae, apesar do volume de chuva o canal (Arroio João Corrêa) está abaixo do nível.
Cada bomba drena 2,5 mil litros por segundo
RIO ACIMA DE 2,03 METROS
Das 20 horas de ontem até às 10h15 desta quarta-feira já foram 66,20 milímetros de chuva. O Rio dos Sinos em São Leopoldo marca 2,03 metros. São 47 centímetros abaixo do normal que é 2,50 metros.
DRAGAGEM ATÉ DEZEMBRO
A previsão que o Sinos seja dragado até dezembro. Conforme Adriano Link, da Gama Mineradora, empresa que tem licença da Fepam para fazer o serviço, será apenas 1,2 quilômetros de dragagem, da ponte da BR-116 em direção ao bairro São Miguel. Na direção contrária é preciso uma outra autorização por causa dos pilares das pontes. Existe uma lei que não autoriza dragagem 200 metros próximo de pontes.