K”Anjos: Prêmio Jacobina para quem transformou a dor pela perda da filha em amor ao próximo

20 de novembro de 2024 - 19:05
Por Sônia Bettinelli

Há cinco anos a casa da família virou cozinha comunitária onde centenas de pessoas buscam o alimento, muitas vezes, a única refeição do dia para adultos e crianças da Ocupação Redimix. Cada prato recebe tempero especial, o amor ao próximo, receita criadaA pela Andrea K’Anjos, Foi essa receita que tirou Andrea de um sofrimento profundo com a perda da filha de 24 anos.

Por transformar a dor em amor, ontem (19), Andrea foi uma das 31 mulheres rec0nhecidas  com o prêmio Jacobina Mentz Maurer concedido às mulheres que atuam em diferentes áreas da sociedade civil combatendo a violência,  desigualdades, sustentabilidade, direitos humanos, literatura, políticas sociais, combate à fome, dentre outros. A premiação da terceira edição  do prêmio foi ontem (19) à noite, no auditório da Smed. Andrea recebeu pelo trabalho comunitário.Andrea recebeu o prêmio pelo trabalho comunitário, no bairro Santos Dumont, na Ocupação Redimix.

Dois prêmios 

Nesta quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra, Andrea comemorou dos prêmios, o Jacobina e um espaço novo específico para a cozinha comunitária do projeto K”Anjos. A obra terminou hoje (20). “Durante a obra não consegui atender o contraturno das 25 crianças que chegam pela manhã, tomam café, fazemos atividades até o meio-dia. Depois do almoço vão para a escola. Quero retomar na próxima semana, mas amanhã (21) vou fazer a janta “, disse Andrea que também tem ajuda da mãe e da amiga. “Elas receberam o prêmio junto comigo porque é com elas que consigo atender as pessoas”.

Médicos, psicólogos 

Além da janta servida para as famílias às terças e quartas, contraturno terça, quarta e quinta, uma vez por mês tem atendimento de saúde com médicos, psicólogos entre outros profissionais. “Uma vez por mês a equipe da Secretaria Municipal de Saúde passa a tarde aqui atendendo a comunidade e fazendo encaminhamentos”.

Premiadas:

Literatura

Cíntia Regina Maciel – Moradora do Arroio da Manteiga

Kátia Simone Müller Dickel – Moradora do Bairro Feitoria

Dominga Menezes – Moradora do Bairro Pinheiros

Enfrentamento à violência

Andréia de Oliveira Bastião  – Moradora do Arroio da Manteiga

Letícia Dias Fagundes – Moradora do Morro do Espelho

Michele Mendes Arigony

Tânia Sansone – Moradora do Bairro São Miguel

Sustentabilidade

Cláudia Sá -Moradora do Bairro Feitoria

Júlia Rolim da Silva – Moradora do Bairro Campina

Comunitário

Andrea Ramos dos Santos – Moradora do Bairro Santos Dumont

Cláudia Maria Alves dos Santos – Moradora do Bairro Vicentina

Gislaine Garcia da Silva -Moradora do Bairro Santos Dumont

Maria Amorin – Moradora do Bairro Campina

Raquel Morais Otero – Moradora do Rio do Sinos

Vanilda Egger da Silva – Moradora do Arroio da Manteiga

Direito da Criança e do Adolescente

Delci Teresinha de Mello – Moradora do Bairro São Miguel

Direito da Pessoa com Deficiência

Neuma Maria da Silva Andrade Borba – Moradora da Campina

Empreendedorismo

Cláudia Maria dos Santos Sampaio – Moradora da Seller

Iara Cristina Nunes do Rosário – Moradora do Jardim América

Isabella Coelho Back – Moradora do Centro

Sílvia Kurtz Bemvenuti – Moradora do Centro

Protagonismo Juvenil

Camille Nogueira Piroscia – Moradora do Centro

Educação Formal

Márcia Diehl Pereira – Moradora do Centro

Diversidade

Patrícia Pires – Moradora da Campina

Saúde

Janaína Silva da Cruz – Moradora do Centro

Tatiane Garcia -Moradora do Bairro Cristo Rei

Povos e Comunidades Tradicionais

Águida Guiomar Pires – Moradora do Bairro Pinheiros

Eliana Fátima Souto – Moradora do Bairro Santos Dumont

Isabel Cristina Passos – Moradora do Rio dos Sinos

Organização da Sociedade Civil

Jaqueline Maria D’Avila de Souza – Moradora do Bairro Santos Dumont

Marta Regina Montenegro Corrêa – Moradora do Bairro Arroio da Manteiga

Homenagem Póstuma (in memoriam)

Vítimas da enchente de maio:

Alberi Neri Machado de Souza, Carlos Alberto Dias, Eneide Vargas, João Carlos Dias, João Nelio Silva Barbosa, Paulo Fernando da Silva, Silvio da Silva e Valdemar Cesar Kuhn.

Desaparecido: Carlos Eduardo Lassakoski dos Santos.

Lisandro Lorenzoni /Prefeitura São Leopoldo

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo