Márcia Fernandes receberá comenda João Cândido pela luta e combate ao racismo

19 de novembro de 2024 - 08:40
Por Sônia Bettinelli

A professora aposentada, Márcia Teresinha da Cruz Fernandes receberá a comenda João Cândido, às 19 horas desta terça-feira (19), na Sogipa, em Porto Alegre. A homenagem é pelo trabalho de luta e resistência ao combate ao racismo e também pelo trabalho étnico racial na educação.

Márcia trabalhou por 35 anos na sala de aula, na escola, como por exemplo, na direção da escola Pedrinho. Atualmente está no gabinete da deputada estadual Laura Sito, na Assessoria da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

João Cândido

Também conhecido como Almirante Negro, João Cândido se tornou um símbolo da luta pela igualdade racial não só no Rio Grande do Sul como também no Brasil ao liderar um movimento contra os abusos sofridos pelos marinheiros negros na Marinha em 1910. Entre as agressões estava o uso de chibatadas como forma de castigo corporal, sendo este o motivo do movimento ter recebido o nome de Revolta das Chibatas.

Parentes do João Cândido estiveram presentes na cerimônia: a sobrinha neta do Almirante Negro Zenilda Guedes, assim como suas duas sobrinhas bisnetas, Deisi Franco e Liziane Franco, e sua sobrinha tataraneta Amanda Franco Rodrigues, que também é membro da Ceppir e trabalha na higienização do Hospital Fêmina.

“A luta de João Cândido não foi por dinheiro e nem por reconhecimento. Ele lutou por respeito, e o GHC é o único órgão que eu vejo falar dele e ressaltar a sua luta e história”, explica Deisi.

 

 

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo