A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo, liderada por Thais Calvi Arend, anunciou no programa TÁ NA HORA DA BERLINDA, novas ações para promover a adoção de cães abrigados no município. Atualmente, 178 cães estão acolhidos no canil municipal, aguardando por um lar definitivo. Segundo Thais, um novo espaço de adoção será aberto até o final de novembro ou início de dezembro, visando ampliar as chances de encontrar famílias para esses animais.
“Esse é um período delicado, pois o abandono aumenta. Estamos organizando mais um espaço de adoção até o final do ano para tentar oferecer um lar para esses cães”, afirmou a secretária.
Reorganização e encaminhamento de animais
Desde a retomada das operações depois da enchente, diversas medidas têm sido tomadas para estruturar as demandas. O abrigo temporário localizado no estacionamento do BIG encerrou suas atividades no dia 9 de setembro. Cerca de 100 animais que estavam nesse local foram encaminhados para lares temporários, enquanto outros 9 cães, considerados de comportamento mais agressivo, foram levados para o Vale da Neblina, em Farroupilha, onde recebem reabilitação.
Sempa atingida
Por enquanto na Sempa só ocorre os primeiros atendimentos. Cirurgia estão concentradas no Canil Municipal que fica no Arroio da Manteiga. O motivo é porque na sede da Secretaria, no bairro São Miguel, também entrou água e precisou passar por um limpeza no local.