No próximo dia 25, iniciam-se as instalações das câmeras de monitoramento no Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL), fruto de uma parceria entre a segurança pública e a iniciativa privada, articulada pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança (Consepro).
Segundo o diretor do IPSL, a instalação das câmeras atende a uma demanda antiga. “Assumi a direção do Instituto Penal em abril e, em agosto, solicitei uma reunião com o Consepro para apresentar as necessidades do IPSL. Entre as demandas estava a instalação de câmeras, já que, embora o IPSL funcione desde 1940, nunca teve um sistema de segurança monitorada. No projeto, identifiquei a necessidade de pelo menos nove pontos de monitoramento”, explicou.
O vice-presidente do Consepro, Antônio Marcos de Oliveira, destacou a importância da instalação e o planejamento que antecedeu a execução do projeto. “Realizamos uma visita técnica ao presídio com a empresa responsável pela instalação, a STV. Após mapearmos as necessidades junto com o diretor Diego, elaboramos um projeto que foi enviado, autorizado e validado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Agora, avançamos para a instalação.”
Ao todo, o sistema contará com nove pontos de monitoramento, e a previsão é de que o trabalho seja finalizado até o dia 5 de dezembro.