Dos 80.155 veículos tributáveis em São Leopoldo, 7.185 não estão em dia com o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2024. O percentual de motoristas circulando de maneira irregular chega a 8,96% dos veículos.
A reportagem da Berlinda conseguiu com a Receita Estadual o valor que deixou de ser recolhido. Segundo levantamento feito, o município deixou de arrecadar R$ 5.179.580,84. A taxa de inadimplência chegou a 8,96%.
Desde setembro os motoristas que não haviam quitado o tributo passaram a ser incluídos no sistema Dívida Ativa da Fazenda Pública (DAT). Até a inscrição em DAT, o atraso no pagamento do imposto resultava em multa diária de 0,334% ao dia, até o limite de 20%, conforme o número final da placa do veículo. Após o ingresso na lista de devedores do Estado, há um acréscimo de 5% na multa, o valor do débito passa a ser corrigido pela taxa Selic (atualmente, em 10,75% ao ano) e a dívida passa a ser protestada em cartório e estar sujeita à cobrança judicial.
Os donos de veículos ainda poderão ser inscritos no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual (Cadin/RS) e nos Serviços de Proteção ao Crédito (Serasa, Boa Vista e SPC, entre outros). Além disso, os proprietários em situação irregular também podem ser obrigados a arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do DetranRS, caso sejam flagrados em circulação.
A frota de veículos em São Leopoldo é de 140.750.