O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi participou de uma reunião on-line com o representante da empresa pública alemã Emschergenossenschaft, Stephan Treuke. A cooperativa é responsável pela captação de água, tratamento de esgoto e gerenciamento de águas subterrâneas e pluviais na Alemanha e já tem parceria estabelecida com São Leopoldo há quase um ano, quando foi assinado um protocolo de colaboração junto à prefeitura.
O objetivo da parceria é desenvolver um plano de ação integral para a prevenção e gestão de eventos de inundação na cidade. O município alemão de Bad Neuenahr-Ahrweiler foi visitado por membros da administração de São Leopoldo em fevereiro deste ano. Lá, uma enchente devastou o território em 2021. Por isso, o conhecimento e a experiência na reconstrução daquela cidade são fundamentais para o planejamento do sistema de proteção contra cheias, para as orientações e para um desenvolvimento urbano sustentável em São Leopoldo.
A Emschergenossenschaft é responsável pela proteção contra inundações para quase 3,6 milhões de habitantes, pela expansão de bacias de retenção de águas pluviais, revitalização de corpos d’água, implementação de planos de inundações e gestão eficiente das águas pluviais.
Na reunião, ficou encaminhado o acordo para a manutenção da parceria a longo prazo. Nos próximos meses, visitas serão realizadas. Tanto de delegações brasileiras à Alemanha quanto de equipes alemãs ao Brasil. Na primeira, haverá discussões de trabalho, reuniões presenciais e workshops para definição de metodologias. A estrutura do projeto contará com uma delegação de cada município.
Participaram da reunião, junto com o prefeito, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais, Jari da Rocha; o superintendente de Urbanismo, João Henrique Dias, o vereador Marcel Frison (PT), o vereador eleito Anderson Etter (PT) e o diretor-técnico do Consórcio Pró-Sinos, Hener de Souza.