As críticas sobre os shows no palco principal da São Leopoldo Fest assim como a falta de um espaço gastronômico, na cidade e na festa, com cardápio exclusivamente alemão se repetem a cada ano. No entanto, a partir de hoje (11), o cardápio com carne de porco, repolho, batata, salsichas ao som de bandinhas, não precisa ser seguido à risca. Dá pra variar até a próxima SL Fest. Afinal quem não consegue fazer a festa nesse modelo com lotação máxima todos os dias (contém ironia)?
Turismo, gastronomia
Precisamos entender e contextualizar essas críticas que só surgem durante a festa. Mais que isso. Precisamos falar sobre desenvolvimento, turismo religioso de todas as etnias, gastronomia que represente todos os povos que fazem uma população de mais de 230 mil habitantes. Precisamos conhecer o acervo do Museu Visconde de São Leopoldo elogiado por quem vem de outras cidades, outros países, porém desconhecido pela maioria da população local. Precisamos ter orgulho do Santuário Sagrado Coração de Jesus, túmulo do Padre Reus, que recebe cerca de 1 milhão de pessoas por ano. Ter orgulho do Parque Imperatriz, por exemplo.
Duas novidades
Sobre a São Leopoldo Fest 2024, foram duas novidades em relação aos anos anteriores. A data oficial é 25 de julho, mas foi em novembro por conta da tragédia climática de maio; pela primeira vez o anfitrião da festa foi descendente alemão que usa o chapéu o ano todo, Claudemir Schutze.
Bolinho de batata ao carreteiro
Sobre comida e música: Vila Germânica com chope, bolinho de batata, salsicha, doces, atrações locais da bandinha, passando pelo pagode, música gaúcha ao gospel. Praça de alimentação com xis, fritas, bauru, hamburguer, pizza e o palco principal com apresentação de escolas, CTGs, Grupo de Dança Folclore Germânica da Sociedade Ginástica, sertanejo, pagode, funk, pop, rock. E para encerrar a Via Capilé com a economia solidária, escolas de samba, carreteiro, lanches rápidos, tapioca e muita música com artistas da cidade. Feira e festa com atrações para todos os públicos que frequentam o local e escolhem o que comer e o que ouvir.
Sobre quem não foi ou não foi visto??
Certamente deixou de participar e interagir com quem vive a cidade.