Na manhã desta sexta-feira (8), a Polícia Civil delagrou a Operação Absolut, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha suspeita de atuar em esquema de tele-entrega de drogas em Novo Hamburgo e outras cidades do Vale do Sinos. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços de Novo Hamburgo e Campo Bom, resultando na prisão em flagrante de duas pessoas. Uma delas é uma mulher no bairro Canudos, onde drogas e uma balança de precisão foram apreendidas.
Ainda na quinta-feira (7), a Draco realizou uma abordagem em São Leopoldo, que levou à prisão em flagrante de três indivíduos também vinculados ao grupo criminoso. A operação é parte de uma investigação em andamento desde março de 2024, voltada a desarticular a rede de distribuição de drogas que opera na região.
A Operação Absolut, que segue em andamento, tem como foco reduzir a circulação de entorpecentes e enfraquecer o tráfico local.