Após ficar mais de uma semana abaixo de 1 metro, o Rio dos Sinos em São Leopoldo ganhou um alívio e no início de noite desta sexta-feira (8) registrou 1,72 metros às 19h15. Ele segue 78 centímetros abaixo do nível normal que é 2,50 metros. Porém, amenizou a situação.
No dia 5 o rio chegou a marca de 78 centímetros apenas. Não foi o nível mais baixo do ano. Em fevereiro chegou a 68 centímetros, mas era verão e com o calor forte o consumo era maior. Agora estamos na Primavera ainda.
ALERTA
A Defesa Civil do RS e a Sala de Situação têm monitorado nos últimos dias a possibilidade de ocorrência de um ciclone bomba próximo à costa do Estado, que estava previsto para ocorrer no início da próxima semana.
O ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma rápida intensificação de um ciclone extratropical, com uma queda muito acentuada da pressão atmosférica em um curto período de tempo. Esse tipo de ciclone é conhecido por sua força e potencial destrutivo, especialmente quando se forma próximo a áreas costeiras, com rajadas de vento que podem ultrapassar 100km/h, dependendo da intensidade do fenômeno.
Nas rodadas dos modelos meteorológicos analisados na manhã e início da tarde de sexta-feira (8/11), os modelos indicavam pouca probabilidade de ocorrência desse fenômeno.
A equipe de meteorologistas da Sala de Situação continuará monitorando os modelos, e a Defesa Civil seguirá acompanhando e atualizando a evolução da condição meteorológica.
DRAGAGEM
Essa semana, com exclusividade a reportagem da Berlinda, Adriano Linck, da Gama Mineradora, disse que a dragagem do Sinos em São Leopoldo deve ocorrer ainda este ano. Está atualizando os equipamentos para realizar o serviço que já tem licença da Fepam. Serão apenas 1,2 metros de dragagem da ponte da BR-116 para baixo. Para cima é preciso haver um acordo entre órgãos municipais, federais e união, pois existe uma legislação que não permite dragar rios a 200 metros de pilares de pontes.