Na manhã desta quinta-feira (7), profissionais de enfermagem do Hospital Centenário, que atuavam pela empresa Ideas, realizaram uma nova manifestação em São Leopoldo. A categoria reivindica o pagamento do salário de outubro e das verbas rescisórias, que ainda não foram quitadas após a substituição da prestadora de serviços.
Segundo Gabriel, representante dos funcionários presentes na manifestação, o atraso dos pagamentos afeta os servidores desde que a Ideas foi substituída pelo IdecSaúde, empresa que assumiu o contrato no início de outubro e manteve boa parte dos trabalhadores em seus cargos.
Conforme apuração da jornalista Sônia Bettinelli, a Secretaria Municipal de Saúde já repassou à Ideas cerca de R$ 1 milhão para a quitação da dívida, mas ainda resta um saldo de aproximadamente R$ 800 mil para o pagamento integral dos valores devidos aos trabalhadores.
No final da manhã, representantes dos funcionários se reuniram com a Secretária de Municipal de Saúde, Paula Silva. De acordo com eles, a secretária se comprometeu de repassar o valor que falta para o hospital que também se comprometeu de repassar ao Ideas. A expectativa é que os salários sejam pagos nesta sexta-feira (08).
O que diz a Ideas
Em nota, a empresa afirmou que “ao longo dessa parceria, o Ideas cumpriu integralmente suas obrigações contratuais com o Hospital Centenário.” A empresa reconheceu os atrasos nos pagamentos das verbas rescisórias e justificou que “os repasses financeiros ainda não foram completamente liquidados.” A Ideas também garantiu que está “em negociação com a Secretaria Municipal de Saúde para resolver as pendências” e assegurou que os valores devidos aos trabalhadores serão pagos assim que o saldo total for recebido.