Aproximação e financiamento da saúde na pauta entre novo governo municipal de São Leopoldo e Estado

7 de novembro de 2024 - 18:31
Por Sônia Bettinelli

O primeiro movimento do prefeito eleito de São Leopoldo, Heliomar Franco (PL), para a saúde da cidade  foi no Piratini, em Porto Alegre,  com Arita Bergmann e Gustavo Paim, respectivamente titular da Saúde e secretário adjunto da Casa Civil. Teoricamente foi um gesto de aproximação, porém já direcionado para a área  mais delicada e difícil dos gestores municipais que é o financiamento da saúde. O coordenador da Equipe de Transição, Leonardo Hoff, acompanhou Heliomar Franco.

“Estamos realizando agendas importantes para a cidade. Nossa gestão vai cuidar das pessoas. O encontro com a secretária Arita tem por objetivo garantir recursos para qualificar a saúde pública em nossa São Leopoldo”, disse Heliomar Franco que ouviu dos anfitriões que o Estado está de portas abertas para a cidade.” “Estou atendendo um chamado do Governador Eduardo Leite para estarmos à disposição de São Leopoldo. Podemos potencializar o Hospital Centenário, mas é preciso também qualificar a atenção primária”, disse  Arita Bergman.

Para Gustavo Paim, os dois mandatos do governador Eduardo Leite são pautados pelo municipalismo que significa investimento financeiro nos municípios. “Assim como faz com os demais municípios, o Estado pode tratar do financiamento da saúde, como por exemplo, a partir de uma pesquisa sobre as principais demandas,  necessidades e filas em São Leopoldo de propor novos serviços, novos ambulatórios com financiamento pelo Estado”, observou Gustavo Paim reforçando a disposição de contribuir na área da saúde da cidade destacando  que “há um banco de projetos disponível ao município”.

Conforme a atual direção do Hospital Centenário, desde março de 2024, o Estado repassa mensalmente R$ 1.208.000,00 para a gestão do HC. A maior parte dos recursos é do governo municipal

.

Notícia anterior
Próxima notícia

Comentários

Sônia Maria Ananias Mescouto

hospital de São Leopoldo, precisa urgentemente de ajuda, pelos governo de são Leopoldo.
No bairro vicentina tínhamos uma Upa, só que depois da enchente ficou, abandonada, sendo ocupado por moradores de rua, precisamos urgente, que volta adicionar, pós a população da vicentina e grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo