A professora leopoldense e agora escritora, Ângela Dillenburg, se prepara para lançar seu primeiro livro, Lembranças e Viagens pelo Tempo, durante a Feira do Livro de Porto Alegre. O lançamento ocorrerá no dia 17 de novembro, às 16h, no Espaço Gerdau, e marca o início da carreira literária de Ângela, com foco em obras voltadas ao público infantil.
A ideia de escrever surgiu durante a pandemia, quando Ângela completou 60 anos e, impossibilitada de celebrar, encontrou na escrita uma nova forma de expressão. “Comecei a escrever algo mais voltado ao público adulto, mas, como agora sou ‘oma’ e tenho netos, pensei: ‘por que não escrever para crianças, mas que os pais possam ler junto?’”, revela a autora.
O livro, primeiro de uma coleção chamada Oma Maluca, traz o carinho e humor típicos da figura da avó — chamada de “oma” entre descendentes de imigrantes alemães. A inspiração veio do convívio com seu neto, momento que originou o título da coleção. “Logo que meu neto nasceu, eu fazia muitas brincadeiras, e meu filho brincava dizendo: ‘essa oma é maluca’. Assim surgiu o nome”, conta Ângela.
Com forte influência das experiências de Ângela como educadora, Lembranças e Viagens pelo Tempo conta a história de uma menina que, ao fazer um trabalho escolar usando uma caixa, cria uma “máquina do tempo” que a transporta para um navio de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil há 200 anos.
Lançado pela Editora Alternativa, o livro também terá um evento de lançamento em São Leopoldo, onde Ângela espera compartilhar sua obra com a comunidade que inspirou sua trajetória como educadora e agora, autora.
Confira a entrevista completa: