O Museu do Trem recebeu o último encontro do ciclo de formações “Uma Cidade Viva Conta Suas Histórias”, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). O evento, que ocorreu pela manhã, reuniu professores da rede municipal para discutir as conexões ferroviárias que moldaram São Leopoldo.
A diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, durante sua palestra, destacou a importância histórica da ferrovia, que conecta Porto Alegre à Canela, e sua relevância para o Bicentenário de São Leopoldo. “Compreender isto dentro da história do Bicentenário é fundamental, sendo que este ano é o ano que completou 150 anos da ferrovia, do nascimento da ferrovia no Rio Grande do Sul, com a inauguração em São Leopoldo”.
Os encontros realizados ao longo do ano abordaram temáticas diversas, desde a geografia e os povos nativos do Rio Grande do Sul até a chegada dos imigrantes alemães e as raízes urbanas da cidade. Com lanche típico em cada sessão, os professores puderam vivenciar a cultura local enquanto aprendiam conhecimentos para suas práticas educativas.
O último encontro, coordenado pela professora Andrea Petry, “Conexões ferroviárias: São Leopoldo rumo à modernidade”, foi uma oportunidade de refletir sobre o papel da ferrovia na formação econômica e social da região. Alice enfatizou a importância dos encontros, “O museu tem a responsabilidade de salvaguardar [as histórias] e escutar os trabalhadores aposentados, famílias de ferroviários, vizinhos de estações e também vizinhos do próprio Museu do Trem”.
O evento marcou o encerramento de um ciclo de aprendizado, e também um chamado à reflexão sobre a relevância do patrimônio ferroviário para as futuras gerações.