Ministério Público pede que PF investigue entrega de maço de dinheiro pelo prefeito eleito de Canoas, Airton Souza

29 de outubro de 2024 - 18:00

O Ministério Público Eleitoral pediu, nesta terça-feira (29), que Polícia Federal abra uma investigação para apurar a entrega de um maço de dinheiro por parte de Airton Souza (PL), prefeito eleito de Canoas, a uma pessoa ainda não identificada. Um vídeo, que circula desde domingo (27) em aplicativos de mensagens e redes sociais, mostra Airton Souza dentro de um carro, tirando um maço de notas de R$ 100 de dentro da calça e entregando a outro ocupante do veículo.

Questionado pela Rádio Gaúcha sobre o contexto do vídeo, Airton Souza afirmou, na segunda-feira (28), que se tratava de pagamento de compromissos pessoais e que não havia relação com a campanha eleitoral. De acordo com ele, o dinheiro é proveniente de reservas econômicas e tinha como destino o pagamento de uma dívida pessoal.

— Está na minha declaração de imposto de renda há mais de 10 anos, eu faço sempre uma reserva econômica do que eu ganhei no ano. Cada ano, eu reservo 10%, 15%, e deixo uma reserva de recursos. E ali eu estava honrando um compromisso pessoal. Não foi dentro do comitê, foi dentro de um carro. Ah, e por que estava na cintura? Porque botar no bolso chamaria atenção. Então, eu fui de boa fé, estava honrando um compromisso e o pessoal querendo fazer sensacionalismo. É muito tranquilo esse tema, não vejo nada de anormal — afirmou.

Na entrevista, Airton Souza disse não se lembrar com precisão de quando ocorreu o fato:

— Não sei precisar a data, mas faz algum tempinho. Acredito que (faz) meses — respondeu.

O prefeito eleito de Canoas ainda disse que prefere não contar a quem repassou as notas. Questionado se poderia revelar que compromisso pessoal estava quitando com o dinheiro, Airton Souza afirmou:

— Não, não, eu prefiro me reservar o direito. É um compromisso pessoal meu e está encerrado o assunto.

Airton Souza volta a dizer que não contará para quem entregou o dinheiro

Nesta terça-feira, questionado sobre os fatos durante o Jornal do Almoço, da RBS TV, Airton Souza repetiu a postura da entrevista anterior, sem revelar o destinatário do maço de dinheiro.

— Eu estava honrando um compromisso pessoal que diz respeito a mim e não à minha vida pública. Se tiver que dizer (a quem eu entreguei o dinheiro), que surja alguma investigação. Eu estou com minha vida totalmente transparente. Não tenho porque estar expondo pessoas que fazem parte disso aí. Quem gravou de forma mal-intencionada, que exponha — declarou Airton Souza.

Questionado pela apresentadora do JA, Cristina Ranzolin, se não causa estranheza alguém fazer pagamento em dinheiro em tempos de transferência por Pix, Airton Souza respondeu que mantém consigo dinheiro em espécie há 10 anos, antes de cogitar ser prefeito.

— Claro que causou estranheza. Eu tenho no meu imposto de renda declarado que eu guardo uma quantia em espécie. Isso há 10 anos. Eu tenho declarado isso. Quando eu nunca imaginei que eu iria concorrer a prefeito — acrescentou Airton Souza.

Airton Souza foi eleito prefeito após vencer o pleito contra o atual mandatário da cidade, Jairo Jorge. O eleito conquistou 52,12% dos votos válidos. Já o atual prefeito fez 47,88%.

Por GZH

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo