Finalmente o barco-escola Peixe Dourado vai pegar a estrada em direção a São Leopoldo. Ontem a Secretária do Meio Ambiente, Jussara Lanfermann, disse que a empresa que irá transportar o barco de Navegantes, Santa Catarina, para São Leopoldo recebeu todas as licenças necessárias. “A empresa transportadora do Barco conseguiu todas as autorizações necessárias. Segundo eles, está tudo pronto. Agora é o aguardar a saída. Pela informações, se não ocorrer nada mais, na próxima semana chega aqui”, comentou.
A embarcação está pronta a mais de dois meses e já foi colocada em cima do caminhão. Porém, precisava das licenças do Daer para transportá-lo em rodovias federais.
Inicialmente o barco seria colocado na água em São Leopoldo, entretanto não será possível porque ele precisa ser vistoriado pela Marinha em Porto Alegre. Então ele chega no município por água, assim como foi com o antigo Martin Pescador que foi recolhido por falta de pagamento de dívidas trabalhistas. O Martin era um projeto privado, já o Peixe Dourado é público.
CAPACIDADE
O barco é equipado com uma sala de aula para até 66 pessoas e abrigará um amplo projeto de educação ambiental, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização. A embarcação é do estilo catamarã. O custo do barco foi de R$ 4,3 milhões, oriundos de contrapartida de uma construtora por contra de um empreendimento na cidade.