Progressistas de São Leopoldo se reuniram ontem (14) à noite para a primeira reunião após a eleição e para celebrar o sucesso do partido construído por todos que elegeu o vereador Jailson Nardes e a vice-prefeita Regina Caetano. O presidente Rafael Padilha, Rafinha, define o grupo como família. “Aqui o trabalho é coletivo por isso atingimos nosso objetivo de ter bancada na Câmara de Vereadores e a vice Regina no Executivo para reconstruir a cidade”, disse Rafinha. Sobre a reunião para definir o rumo do PP no governo 2025/2028, depende da agenda do prefeito eleito Heliomar Franco (PL) que ontem foi à Prefeitura para dar início ao processo de transição acompanhado por uma equipe de técnicos desconhecida inclusive pelos partidos aliados, o que chamou atenção de muita gente.
Duas campanhas
Pela surpresa de quem caminhou 50 dias ao lado do prefeito eleito pedindo votos, ninguém sabia dos técnicos da transição. Já os técnicos certamente acompanhavam de longe toda a campanha numa espécie de coordenação paralela. Outros nomes desconhecidos podem surgir. Entre as agendas desta terça-feira (15), do novo prefeito Heliomar Franco, uma poderá ser com gente daqui, técnicos, empresários que teriam sido convidados para uma conversa. O convite parece ter sido feito à tarde, enquanto a reunião de transição com a primeira equipe foi pela manhã.
Extensão do gabinete
A maior parte dos técnicos é ligada aos irmãos Zucco, parceiros de Heliomar Franco há muito tempo. Lembrando que em 2023 Heliomar Franco foi nomeado no gabinete de Rodrigo Zucco, na Assembleia Legislativa, mesmo não sendo do Republicanos. De olho em 2026, quando Luciano Zucco deve concorrer ao Piratini e Rodrigo Zucco buscar a reeleição para a assembleia, São Leopoldo e o governo Heliomar Franco devem ser base da campanha.
Povo daqui
Nas redes sociais e nos bastidores da política, a surpresa foi a ausência de nomes como Gabriel Dias, vereadores Falcão, Jailson, direção do PP e principalmente da vice-prefeita Regina Caetano na primeira reunião da transição.
Oposição
O pedetista Nado Teixeira usou seu perfil na rede social para agradecer os partidos aliados da chapa Nelson Spolaor/Nado Teixeira a votação na eleição do dia seis (6) e principalmente para dizer que independente da decisão do partido, da bancada ou de parte da bancada na gestão 2025/2028, ele será oposição ao novo governo eleito. “Não vamos parar, segue a travessia”.