Zap da Saúde atinge a marca de 40 mil atendimentos em São Leopoldo, diz prefeitura

Publicado em:

Lançado no mês de maio, em meio a tragédia climática, o Zap da Saúde se tornou uma ferramenta fundamental no dia a dia dos leopoldenses que buscam informações ou até mesmo um teleatendimento na rede pública municipal. Conforme a secretária de Saúde do município, o canal chegou ao número de 40 mil atendimentos realizados.

Como toda nova tecnologia, o Zap segue em constante aprimoramento. O diretor de Saúde Digital, Tiago Sperb Machado, acrescentou que há muito trabalho para garantir que a tecnologia seja usada em favor das pessoas. Ao mesmo tempo, enaltece o rápido crescimento da ferramenta com a adesão e sensibilidade dos profissionais.

A médica de família Gabriela Dias tem 25 anos de serviços públicos prestados para a Prefeitura. Depois de anos convivendo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), ela topou o desafio de atender on-line. As tarefas são inúmeras, desde a renovação de receitas até teleconsultas, mas tudo feito com a mesma dedicação presencial.

Antes de chegar na equipe médica, uma triagem é feita por profissionais de enfermagem. O escritório se localiza no Centro Médico Capilé, o que facilita ajustes e troca de informações com especialistas. Além disso, o Zap conta com um aporte fundamental da Unitelecuidado da Unisinos. A parceria entre Prefeitura e universidade possibilita que mais de 45 profissionais estejam envolvidos nos atendimentos.

Serviços

Através do canal oficial de WhatsApp, os moradores podem agendar e reagendar consultas, obter informações sobre procedimentos e medicamentos, receber orientações relacionadas a cada serviço ofertado e, caso necessário, realizar uma teleconsulta. Para acessar, basta enviar uma mensagem para o número (51) 99557-8541 e selecionar a opção correspondente ao serviço desejado. O funcionamento ocorre de segunda a sexta feira, das 8h às 18h.  O Zap da Saúde foi desenvolvido pela Coordenação de Saúde Digital e conta com 45 servidores públicos atuando em atividades relacionadas ao dispositivo e 35 operadores (servidores e estudantes conectados).

Ações no mês da mulher

Prevenção ao câncer de mama no alcance das mãos em São Leopoldo. Lançado no mês de maio, durante a tragédia climática, o Zap da Saúde se tornou importante ferramenta de saúde no município. Agora é a vez do canal auxiliar no combate ao câncer de mama. Para acessar, basta cadastrar o número (51) 99557-8541 e chamar no WhatsApp. Lá aparecerá o botão “Outubro Rosa”, onde os serviços poderão ser acessados, entre eles: entender as necessidades de saúde da usuária que contatou, oferecer orientações personalizadas, solicitar exames de mamografia e agendar teleconsultas médicas e consultas de saúde da mulher, caso seja necessário.

Além disso, a Secretaria da Saúde utiliza o Zap para realizar busca ativa de pacientes mulheres que utilizaram o serviço, informando sobre precauções e ofertando atendimento de telessaúde e possibilidades de consultas. Ao entrar em contato, as mulheres poderão conversar com uma equipe de enfermagem capacitada para acolher suas demandas, oferecer orientações e realizar encaminhamentos, como a solicitação de exames de mamografia e o agendamento de teleconsultas ou consultas presenciais voltadas à saúde da mulher, incluindo a coleta de exames preventivos para a detecção precoce de câncer.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereador Anderson Etter (PT) garante R$ 1 milhão em recursos para São Leopoldo

O mandato do vereador Anderson Etter (PT) garantiu R$...

Nesta terça-feira haverá limpeza do reservatório do Morro do Espelho; veja a programação do mês de julho

Durante o mês de julho, o Semae dará continuidade...

Égua é resgatada de valo no bairro Vicentina após ação conjunta

Uma égua foi resgatada na noite de ontem (29),...

PERIGO NA PISTA: Buraco na Avenida Feitoria requer atenção dos motoristas

Os motoristas que circulam na Avenida Feitoria sentido bairro...