O crescimento do PP é um dos destaques na eleição municipal 2024 a começar por São Leopoldo com o vereador Jailson Nardes e a vice-prefeita Regina Caetano em seu primeiro teste nas urnas. Regina Caetano surpreendeu principalmente a “bolha política” ao ser anunciada para compor a majoritária com o agora prefeito eleito Heliomar Franco (PL) e não parou por aí. De uma “possível” presença discreta na campanha, Regina mergulhou na agenda de caminhadas, carreatas, visitas ocupando seu espaço ao lado do delegado Heliomar, ou seja, no sétimo andar seguirá o mesmo ritmo. A expectativa agora é qual o modelo de administração do novo governo e o papel da vice numa pasta que faça o debate com todos os setores da cidade.
Responsabilidade pessoal
Presidente do PP municipal, Rafael Padilha, o “Rafinha”, ainda não conseguiu parar de verdade para analisar o desempenho do partido na cidade. “Sofri muito por não ter feito bancada em 2020, assumi toda a responsabilidade e me desafiei para essa campanha. O PP estará no plenário para a legislatura 2025/2028 com o vereador Jailson Nardes e no Executivo com a vice Regina Caetano que transformou o PP com seu comprometimento e alegria na campanha”, diz Rafinha sem citar ou especular qual secretaria a vice-prefeita deve comandar. “Não temos nenhuma conversa sobre isso, inclusive estamos tentando descansar e pelo menos a dois dias não converso com o prefeito Heliomar. Todos precisamos respirar”, brinca Rafinha após uma campanha intensa.
Transição
E sobre o novo projeto de administração da cidade, certamente o início da transição, na próxima semana, deverá indicar os rumos a partir dos nomes que forem definidos pelo prefeito eleito Heliomar Franco para compor a comissão de transição. A transição é a etapa inicial que sugere técnicos capacitados condição que o prefeito eleito não abrirá mão. Antes e durante toda a campanha Heliomar Franco repetiu sempre que sua gestão será técnica para desburocratizar o serviço público, um verdadeiro desafio. Mesmo que reserve um tempo para descansar, o novo prefeito deve estar montando sua estrutura administrativa, mas só para ele. Portanto as “escalações” que pipocam nos bastidores da política capilé ou estão na categoria fogo amigo ou nada mais que especulação.
De volta à Sempa
Sem surpresa a veterinária Thaís Calvi Arend reassumiu a Secretaria de Proteção Animal (Sempa) na segunda-feira (7) com a saída de Solange Biegelmeyer, servidora concursada que volta para a Secretaria de Saúde. Tem muita coisa para fazer na Sempa e Thais conhece todo o funcionamento. Seu “professor” foi Valter Werbist, o ex-secretário.
Reta final
E quem retornou às funções no primeiro escalão do governo Vanazzi foram os vereadores eleitos Fábio Bernardo e Ricardo Luz, respectivamente Secretaria de Assistência Social (SAS) e Educação. Já Anderson Etter está na Secretaria Geral de Governo (SGG) com Nelson Spolaor. Karina Camilo não deve reassumir a Habitação, tem outras funções até 31 de dezembro.