Vereadores eleitos pelo PT em São Leopoldo prometem oposição responsável ao novo governo

8 de outubro de 2024 - 11:25
Por Larissa Brito

Na manhã desta terça-feira (8), os vereadores eleitos em São Leopoldo pelo Partido dos Trabalhadores (PT) participaram do Berlinda News Entrevista onde reforçaram o compromisso de fazer uma oposição responsável ao governo do prefeito eleito, Heliomar Franco (PL). A bancada, formada por Karina Kamillo, Fábio Bernardo, Professor Ricardo e Anderson Etter, destacou a importância de manter a fiscalização sobre os projetos da gestão atual e garantir a continuidade de obras fundamentais para a cidade. Os quatros juntos somaram 8.221.

Karina Kamillo (2.263 votos) expressou preocupação com a execução de projetos já em andamento. “Vamos fiscalizar para garantir que as obras e programas encaminhados pela atual gestão sejam executados no próximo governo. Cabe ao governo eleito licitar e realizar as obras do PAC, como a UPA da Feitoria, que já possui recursos assegurados pelo governo federal”, afirmou.

Outro ponto levantado pelos vereadores foi a composição do quadro técnico da futura administração. Fábio Bernardo (2.072 votos) destacou a necessidade de uma equipe qualificada. “A população precisa entender que é o prefeito quem tem a responsabilidade de governar e, para isso, devem ser  pessoas capacitadas. Nós faremos uma oposição responsável, defendendo os interesses da população que mais depende dos serviços públicos”, ressaltou.

O Professor Ricardo (2.46 votos) também enfatizou o compromisso com a fiscalização. “Todo gestor público deve prestar contas à população. Nós somos oposição porque acreditamos em soluções diferentes, e vamos trabalhar para evitar retrocessos. Nosso papel será defender a sociedade e suas conquistas”, pontuou.

Anderson Etter (1.840 votos) reforçou o posicionamento democrático da bancada. “Nós somos da turma da democracia, aqueles que garantem que a vontade do povo prevaleça. Não vamos permitir que conquistas importantes sejam desestruturadas, e lutaremos para que nenhum direito seja retirado”, declarou.

Análise interna do PT

Com a derrota nas eleições majoritárias, o PT de São Leopoldo busca entender os motivos que levaram ao resultado. Para Karina Kamillo, uma série de fatores contribuiu para que o partido não alcançasse o cargo executivo. “Muitos candidatos, comprometidos com a nossa chapa, acabaram se vendendo. Houve pessoas com cargos na prefeitura que mudaram de lado, além de um grande aproveitamento político da questão das enchentes, com eleitores sentindo a obrigação de retribuir o auxílio recebido, como uma cesta básica”, explicou.

Fábio Bernardo acredita que há uma falta de consciência de classe entre parte dos eleitores. “Precisamos ampliar essa conscientização. Somos, em grande parte, eleitores de baixa renda, e devemos votar em quem defende nossos direitos, não em quem tenta retirá-los. Para isso, é necessário investir em educação política e diálogo”, afirmou.

A bancada também avaliou o crescimento da extrema direita, destacando que o fenômeno não é apenas local, mas mundial. “Precisamos encontrar formas de avançar no diálogo com a população, para contrapor essa onda de extrema direita que vem crescendo”, concluiu Fábio.

Assista a entrevista completa:

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo