No Prédio C da Escola Politécnica, no campus de São Leopoldo, foi inaugurado o Espaço ISE – Inteligente, Sustentável e Econômico, um projeto inovador desenvolvido em parceria entre o Grupo Ângulos, Intelbras Solar e a Unisinos. O evento celebrou um marco importante na integração de tecnologia e sustentabilidade no ambiente universitário e na região.
O Espaço ISE busca apresentar soluções em energia limpa, automação residencial e sistemas de monitoramento e alarme, além de fomentar o aprendizado e a troca de conhecimento sobre tecnologias emergentes. Segundo Roberto Luzardo dos Santos, sócio do Grupo Ângulos, o espaço foi criado para um público diversificado, incluindo alunos, professores, investidores e a comunidade em geral. “Estamos focados em fomentar o desenvolvimento de novas soluções em energias renováveis. A parceria com a Unisinos, que nos disponibiliza seus laboratórios de engenharia, nos permitirá criar e testar projetos inovadores. Em breve, lançaremos o Ângulos Grid, nosso primeiro projeto de inovação”, destacou Roberto.
Com 18 anos de atuação, a Ângulos é uma das principais empresas no segmento de energias renováveis, sendo certificada pela Intelbras Solar. Sua trajetória de inovação e compromisso com a qualidade reflete na criação de produtos e soluções que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade.
O decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, destacou a importância do novo espaço para a integração entre academia e mercado. “Inauguramos um espaço que congrega inovação e sustentabilidade, o que está alinhado ao planejamento estratégico da nossa Escola. Este é um local que permitirá a utilização de novas tecnologias em sala de aula, além de possibilitar a integração com empresas e a realização de pesquisas aplicadas, que são características fundamentais da Escola Politécnica”, ressaltou.
O vice-reitor, Artur Jacobus, fez uma reflexão sobre o papel da geração atual frente às crises globais recentes. “Vivemos um momento crítico em que a crise climática não pode mais ser ignorada. É fundamental que universidades e empresas se unam para desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras, pois a mudança precisa acontecer agora.”
O vice-reitor também falou sobre a importância da colaboração entre universidades e empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras. Segundo ele, essa parceria pode potencializar o espírito empreendedor e investigativo, aumentando as chances de se produzir algo significativo para a sociedade.
“A nossa sala de aula é o mundo. Portanto, os problemas do mundo nos preocupam e devemos buscar soluções juntos”, afirmou Artur, agradecendo à empresa Grupo Ângulos e à Intelbras pela parceria e ressaltando o trabalho dos professores da Escola Politécnica.