Vacina oral da poliomielite será substituída por aplicação injetável

2 de outubro de 2024 - 17:30

A Prefeitura de São Leopoldo informa que, por orientação do Ministério da Saúde, substituirá a vacina oral da poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”, pela vacina inativada poliomielite (VIP) que será injetável. O novo esquema vacinal iniciará de forma completa no dia 4 de novembro.

“Antigamente havia a dose de reforço aos 15 meses e aos 4 anos, a partir de agora com a vacina injetável a dose de reforço será aplicada somente aos 15 meses”, ressaltou a coordenadora de Imunizações Karen Carvalho.  A vacinação com a VIP seguirá o seguinte esquema: primeira dose aos dois meses; segunda dose aos quatro meses, terceira dose aos seis meses e dose de reforço aos 15 meses.

A vacina já está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o dia 3 de novembro serão priorizados os esquemas primários de vacinação para as crianças de 2, 4 e 6 meses de idade. As doses de reforço dos 15 meses serão aplicadas a partir do dia 4 de novembro, quando a VOPb deixará de ser utilizada definitivamente.

“Essa decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde por orientação da Organização Mundial da Saúde, com base em critérios epidemiológicos e evidências científicas, e tem o objetivo de reduzir o risco de retorno da poliomielite”, reforça Karen.

Em caso de dúvidas em relação ao momento de tomar a vacina ou como deve seguir com o esquema vacinal caso já tenha iniciado com a vacina oral, o usuário deve procurar uma UBS ou entrar em contato por mensagem com o ZAP Saúde São Leopoldo pelo telefone: (51) 99557-8541.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo