“A visita à exposição foi muito interessante. Nós tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história do Judiciário e percebemos uma evolução muito marcante na sua trajetória.” O relato é de um estudante de 16 anos, após o término da visita guiada ao Palácio da Justiça promovida pelo Memorial do Judiciário do RS. A atividade foi realizada na tarde desta quarta-feira (2), com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Feevale, de São Leopoldo.
No total, 54 estudantes participaram da dinâmica conduzida pelos servidores do Memorial. Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a estrutura do prédio e tiveram contato com os temas do universo jurídico por meio da exposição em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça do RS. A estagiária do Memorial, Maria Eduarda, explicou que a visita mediada acompanha a rotatividade das exposições. “As visitas acontecem desde a explicação sobre o Palácio até o encaixe das exposições, onde falamos sobre ineditismo, equidade de raça/gênero, o futuro dentro do Judiciário e tudo que envolve a exposição para as escolas, grupos de pesquisa e aqueles que têm interesse em realizar a visita”, completou Eduarda.
A professora Cleidi Dresch contou que a atividade foi importante para que os alunos entendessem mais sobre os três poderes e os temas que envolvem o Judiciário gaúcho. “Surgiu a ideia de trazê-los aqui para que pudessem conhecer um pouco desse trabalho a partir da exposição que apresenta a história do TJ”, relatou a docente. Para ela, os alunos tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos ao participar da visita guiada.

Os alunos contemplaram os diversos detalhes da exposição, localizada no térreo do Palácio da Justiça, que conta a cronologia dos edifícios do Tribunal de Justiça ao longo de 150 anos de história. Depois, fizeram uma roda de conversa sobre diversos temas do âmbito jurídico.
Aos grupos interessados em participar do projeto, basta contatar a equipe do Memorial do Judiciário pelo e-mail [email protected].