Confesso que falar sobre política não é o meu forte…
Mas quando questionada pela Isadora, sinto-me na obrigação de dar uma resposta à altura de sua compreensão.
Pois bem! Dia desses, nós duas estávamos sentadas em frente à nossa casa, quando passou um carro de som com o jingle de um determinado candidato a vereador.
Como o volume é alto, obviamente para chamar a atenção, Isa ficou incomodada. Como todos sabem, ela está no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o barulho a desorganiza um pouco.
Então, me perguntou o que era e eu respondi que era “coisa de eleição”.
[Vaga resposta a minha…]
Curiosa, insistiu: O que é isso: eleição?
Fiz o que sempre faço: peço para que ela mesma se dê a resposta, para que assim, eu possa ter uma ideia de seu conhecimento/entendimento prévio. E, em seguida, faço minhas considerações. Assim o fiz.
Após minha explicação, a pequena grande notável me deu uma verdadeira aula de Cidadania.
Sim, ela me disse exatamente estas palavras:
“Ah, então eleição é ‘que nem’ alimentação saudável. A gente coloca no prato só aquilo que é bom, que faz bem. O que é ruim não pode, porque vai doer nossa barriga.”
Quase surtei de encantamento: comparar o “exercício de cidadania” e seu processo de escolha à alimentação saudável… eu não teria ilustrado tão brilhantemente essa conversa.
Fica a dica! Penso que para não termos nenhum “problema digestivo”, façamos como a Isa: saibamos escolher bem na hora de servir nosso prato. Assim, não teremos “dor de barriga “nos próximos quatro anos.
Servidos?
Da série: Você tem fome de quê?
Cíntia Maciel – Graduada em Letras, Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia, Supervisão Escolar, Docência no Ensino Superior, Atendimento Educacional Especializado, Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Autismo e Gestão de projetos sociais.
Sinceramente eu fiquei pasmo com a resposta e comparações de isa. Isa viu de dentro para fora, enquanto muitos somente enxergam o exterior.
Certa ela em escolher os alimentos bons para colocar no prato para futuramente não termos dores de barriga… Parabéns a grande pequena notável, Isa!