Começa a primeira etapa da Consulta Popular 2024

30 de setembro de 2024 - 19:22

A reconstrução do RS após a tragédia climática de maio está na Consulta Popular 2024 lançada nesta segunda-feira (30). A população poderá participar com propostas  para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais desses desastres. Qualquer cidadão regularmente habilitado pode realizar seu cadastro no portal da Consulta Popular – www.consultapopular.rs.gov.br – e lançar, até 18 de outubro, sua proposta em forma de postagem, com a descrição da ideia de forma direta e objetiva, justificando sua importância para a região do Vale do Sinos.

Além de propostas da Reconstrução RS, cada região terá as suas.  São 14 áreas temáticas elegíveis disponibilizadas pelo governo do Estado: Agricultura; Turismo; Justiça e Direitos Humanos; Meio Ambiente; Cultura; Desenvolvimento Rural; Transportes; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; Trabalho e Desenvolvimento Profissional; Desenvolvimento Social; Habitação; e Desenvolvimento Urbano. As propostas deferidas serão divulgadas no portal da Consulta Popular, onde poderão receber curtidas e apoio da população, e integrarão o Caderno de Demandas Elegíveis de cada região.

Assembleia regional

O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizarão a Assembleia Pública Regional do Consinos no dia 17 de outubro, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).  O evento, que tem o objetivo de desencadear oficialmente a Consulta Popular 2024 – Orçamento Estadual 2025, acontecerá a partir das 14h, no auditório do prédio Azul.

Processo de votação 

A votação da Consulta Popular 2024 acontecerá totalmente de forma digital (online e offline), por meio do portal da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br).  

O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visam promover o desenvolvimento local e regional harmônico e sustentável, bem como a melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos e nas ações dos governos para a melhor qualidade de vida da população. Mais informações podem ser obtidas no site www.consinos.org.br e no Facebook do Consinos (www.facebook.com/consinos.consinos.3).

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo