Prefeitura de São Leopoldo e Unisinos promovem oficina gastronômica para idosos

27 de setembro de 2024 - 22:16

Para encerrar com chave de ouro o mês Farroupilha, frequentadores do Grupo de Convivência Renascer prepararam pratos típicos da culinária gaúcha na cozinha do Laboratório de Nutrição e Gastronomia da Unisinos. A iniciativa é uma parceria do núcleo de Nutrição do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Unisinos e do Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa (Napi) de São Leopoldo. No cardápio: galinhada, rocambole de carne moída e salada riograndense, com alface, tomate e manga representando as cores da bandeira do Estado.

“O processo de cozimento é um espaço de convivência. Todo mundo dentro da sua possibilidade fez alguma coisa. Tem que se entender, se organizar. Fizemos essa oficina no ano passado e tivemos muitos pedidos para repetir. Eles gostam desse ambiente”, destacou a nutricionista Lovaine Rodrigues, tutora da residência da Atenção Básica da universidade. A ação foi acompanhada pela nutricionista do Napi, Adriana Fialho Ruschel, e pelos residentes Letícia Schuch e Gabriel Duarte. “Propomos pratos saudáveis, fáceis de fazer, de replicar e econômicos”, reforçou Letícia.

O Grupo Renascer faz parte das atividades do Napi, localizado no Centro Municipal do Idoso e ocorre quinzenalmente. A principal meta é promover saúde e trabalhar questões de fragilidades que acometem à pessoa idosa, além de ser um espaço para a interação e socialização entre os participantes indicados por unidades da rede municipal.

Moradora do bairro Campestre Orpheu, Maria José do Nascimento, 71 anos, se garante com ingredientes e as panelas. Apesar de trazer um conhecimento prévio, ela gostou do desafio de cozinhar em grupo. “Sou casada há 56 anos, sempre me virei bem com comida. Mas alguma coisa nova a gente sempre aprende e ensina”, ressaltou.

A secretária da Saúde Paula Silva e a adjunta Luise Peter participaram do evento ao lado da médica de família Lisiane Bitencourt, coordenadora do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva (Numesc), e da psicóloga Cláudia Pontes. “Promover saúde vai muito além do consultório. O convívio social, a conversa e a boa alimentação supervisionada compõem esse ambiente”, ressaltou Paula.

Sobre o Napi

O Napi realiza um atendimento especializado e multiprofissional em parceria com a Unisinos. No local atuam também profissionais da área de serviço social, fisioterapia, psicologia, farmácia e nutrição, além de médicos enfermeiros e técnicos. O idoso, ao procurar os serviços de saúde da sua região, será avaliado com base na caderneta de saúde da pessoa idosa e protocolo de identificação do idoso vulnerável. Se for constatada necessidade de cuidados especiais, a unidade fará o encaminhamento ao Napi, que atua dentro da estrutura do Centro do Idoso.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo