De ontem para às 6h15 desta quinta-feira (26) já foi registrado 17,20 milímetros de chuva em São Leopoldo. O nível do Rio dos Sinos segue abaixo do normal com 2,08 metros. Ou seja, 42 centímetros a menos.
Entretanto a MetSul Meteorologia alerta para chuva intensas com altos volumes, grande atividade de raios e ainda temporais isolados de vento e granizo nesta quinta-feira (26). As regiões mais atingidas deve ser Metropolitana, Vale dos Sinos, o Norte da Lagoa dos Patos, Litoral Norte,, Região Carbonífera, Centro do estado, Serra, Sul do Planalto, Alto Jacuí e Missões.
Nestas áreas, a chuva apenas desta quinta-feira deve somar 50 mm a 100 mm em um grande número de cidades, mas em alguns pontos os acumulados em apenas 24 horas podem ficar entre 100 mm e 150 mm, conforme as análises dos modelos feita pela nossa equipe.
É alto ainda o risco de temporais isolados de vento e granizo de variado tamanho. Com uma área de baixa pressão junto à frente fria em deslocamento se espera maior vorticidade na atmosfera, assim que não podem ser descartados fenômenos severos muito isolados de vento como tornado ou microexplosão, assim como já ocorrei hoje no município de Camaquã com registro de muitos estragos.
Com o avanço da frente fria e um centro de baixa pressão cruzando o estado de Oeste para Leste se espera uma intensificação significativa da instabilidade. Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva para os quatro turnos desta quinta-feira (madrugada, manhã, tarde e noite), conforme os dados do modelo de referência do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).