O objetivo da assinatura dos candidatos a prefeito de São Leopoldo na Carta Compromisso elaborada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Criança e Adolescente; Comdedica; Fórum Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, é para que o eleito não tenha dúvida ou desconheça como as entidades atuam e principalmente o que precisam para garantir a defesa das crianças e adolescentes. É um documento escrito a muitas mãos inclusive pelos adolescentes que querem ser ouvidos, que a fala seja deles e não de pessoas que os representem.
Foi esse documento que os candidatos Arthur Schmidt (MDB), Manoel Bandeira (Psol) e Nelson Spolaor (PT) assinaram ao final do evento de ontem (23) no auditório do Colégio São Luís. Antes da assinatura foram quase duas horas de respostas e posicionamento dos candidatos às perguntas das entidades, sociedade civil e adolescentes, diante de um público formado por integrantes de entidades que atendem crianças e adolescentes no contraturno.
Quando a candidatura Heliomar Franco/Regina Caetano elabora e entrega ao Comdedica a própria carta sobre o tema, o que chama atenção não é o conteúdo, mas o movimento individual, sem a construção com a sociedade civil, com as entidades e principalmente com as crianças e adolescentes. As soluções e demandas para que crianças e adolescentes tenham direito à infância, segurança, escola, saúde e lazer precisam ser construídas pelas autoridades responsáveis junto com a sociedade civil.