Unidade de Saúde Padre Orestes é reaberta ao público após enchente

23 de setembro de 2024 - 19:52

Um ato simbólico marcou a reabertura de mais uma unidade básica de saúde (UBS) atingida pelas cheias de maio: a Padre Orestes, na região Nordeste. Os trabalhos de recuperação iniciaram em junho, logo após a retirada das águas, com a reconstrução de salas, do piso, troca de toda a parte elétrica e compra de novos materiais.  Até o final do mês, todas as unidades, destruídas pelas enchentes, estarão em pleno funcionamento e prontas para atender a população de São Leopoldo. O prefeito Ary Vanazzi lembrou que oito postos que tiveram perda total estão sendo recuperados. “Nas tragédias temos que agir com rapidez. Devolvemos 18 escolas em três meses. Nós trabalhamos e nos dedicamos muito para devolver um serviço de qualidade”, ressaltou.

A unidade é administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) desde junho. Nesse período pós cheias, o atendimento foi realizado em parceria com o Sesi em tendas instaladas no estacionamento.

Na solenidade de hoje, a secretária da Saúde Paula Silva informou que pretende ampliar o expediente até as 20 horas. Atualmente o funcionamento ocorre das 8h às 17 horas sem fechar ao meio-dia. Participaram do ato a diretora-presidente da FMS Liciane Dresch e a diretora de Atenção Básica Simone Veronezi.

Aporte federal na reabertura de unidades

A tragédia do mês de maio em São Leopoldo atingiu não só a população, mas também 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que, oito delas, de forma total. Para não deixar a população desassistida, a Secretaria da Saúde e Fundação Municipal de Saúde uniram forças: em menos de um mês, reabriram todas as unidades com auxílio de tendas do Sesi e de associação de moradores.

Desde então, um plano de recuperação foi colocado em prática para revitalizar todos os espaços atingidos, com aporte de R$ 21 milhões do Ministério da Saúde. Representante do Ministério da Reconstrução, a ex-vereadora Ana Affonso prestigiou a reabertura da unidade e destacou que a parceria com o Governo Federal foi fundamental em agilizar o processo. “Ver a entrega da obra, numa comunidade afastada do Centro, é muito gratificante. Não só na saúde, mas nas escolas recuperadas e nas casas já sendo planejadas. Essa parceria mostra o compromisso com a nossa população”.

Até o final do mês, todas as unidades destruídas pelas enchentes serão entregues para a população.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo