Superação. A palavra talvez defina bem a 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos de São Leopoldo que encerra neste domingo (22). Mesmo diante de toda tragédia climática que o município viveu a feira mostrou sua força e em dez dias recebeu mais 30 mil visitantes. Claro que a grande maioria estudantes e profissionais da educação, mas livreiros, artistas e principalmente a comunidade abraçou mais uma vez a feira.
Renata de Matos, secretária de educação, diz que os estudantes e famílias se apropriaram da Feira tornando ela um espaço de relacionamento entre todos. “O grande destaque da feira deste ano é a comunidade de São Leopoldo. Os estudantes com suas famílias se apropriaram do espaço. A cada edição nós temos o maior número de pessoas da comunidade chegando na feira. Adquirindo livro, mas também acompanhando as programações culturais”, lembrou.
TEMA
Com o tema “Nas páginas do Tempo, a história se revela” a feira ocorre na Praça da Biblioteca e conta 30 bancas de livreiros. São quatro palcos para apresentações. Mais uma vez estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino receberam vales-livros no valor de R$ 60,00 para aquisição de livros. Neste ano foram distribuídos cerca de 26 mil vales aos estudantes e 4 mil aos profissionais de educação. A iniciativa faz parte do Programa São Léo Mais Livros, instituído pela Lei 9.692, de 11 de novembro de 2022. O Patrono desta edição da feira é Erny Mügge e os escritores Eliandro Rocha e Vera Maria Hoffmann foram os homenageados.
PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO E DOMINGO
- 21/09 (Sábado)Palco Bicentenário – Nas páginas do tempo nossa história se revela 15h30: Baú de lembranças (Teatro)
19h: Mesclã
20h: Bataclan Palco Ziraldo 9h30 e 10h30: Contação de história com Miguel Curi
11h às 18h: Festival Ziraldo de HQ
14h30: Encontro com a quadrinista Ana Luiza Koehler
15h30: Encontro com o quadrinista Rafael Fritzen
15h: Lançamento de Livro Roseana Rodrigues – “Como odiar um CEO em 48hs”
16h: Lançamento de livro de Luiz Carlos Araujo – “Janelas abertas – Cirandas de contos”
17h: Lançamento do livro Everton Cidade – “Santo disfuncional”
17h30: Lançamento do Livro de Diego Gerlach – “Alvorada dos Corações Macabros”
18h às19h: Mesa Literária: “Protocolos da Produção Editorial”. Com Everton Cidade e Rodrigo FagundesEspaço Uma cidade viva conta suas históriasDas 9h às 12h e das 13h às 18h: Exposições: “São Leopoldo, 200 anos – Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil” e “Vida que se refaz” - 22/09 (Domingo)Palco Bicentenário – Nas páginas do tempo nossa história se revela 16h: Banda C2
- 17h: Cerimonial de Encerramento
18h: O nome dela é Gal, com Fernanda Copatti (Show)Palco Ziraldo 10h30 e 11h30: Contação de história com Bárbara Catarina
14h30 e 15h30: Contação de história com Carmen Lima
14h: Lançamento do livro de Adriana Scherner – “Minhoca Cambalhota”
16h: Lançamento do livro de Jane Engel – “Esse tal de bicho carpinteiro”Espaço Uma cidade viva conta suas históriasDas 9h às 12h e das 13h às 18h: Exposições: “São Leopoldo, 200 anos – Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil” e “Vida que se refaz”
15h: Roda de vivências: Vida que se refaz.