A cidade de São Leopoldo celebra uma importante conquista na área da segurança pública: a redução de 15% nos homicídios nos últimos 12 meses. O feito, alcançado pelo trabalho conjunto da Brigada Militar, por meio do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), Polícia Civil e demais instituições de segurança, foi destaque durante a reunião do Programa RS Seguro, realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Em entrevista à Berlinda, o subcomandante do 25º BPM, Major Juliano Antonio Giboski, atribuiu os números positivos à integração das forças de segurança. “Em um ano e meio na cidade, já participamos de três reuniões para apresentar nossas boas práticas. Além da redução de 15% nos homicídios, registramos uma queda de 46% nos roubos a pedestres, 4% nos roubos de veículos e 36% nos crimes contra estabelecimentos comerciais”, destacou o oficial.
Os dados se tornam ainda mais significativos quando analisados em um período mais longo. Em 2014, São Leopoldo contabilizou 135 homicídios. Em 2024, até agosto, esse número caiu para 18.
Apesar de contar com apenas 60% do efetivo projetado para a cidade desde os anos 1980, o comando local tem adotado estratégias para contornar o déficit. “Trabalhamos com o apoio da P2, o que nos permite realizar abordagens mais qualificadas. Além disso, nossos policiais estão embarcados em viaturas posicionadas estrategicamente pela cidade, o que dificulta a ação dos criminosos”, explicou o Major Giboski.
A redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) é parte de um esforço contínuo para tornar São Leopoldo uma cidade mais segura, fortalecendo a atuação policial e o trabalho preventivo.
Assista a entrevista completa: