Nesta segunda-feira (16) encerrou o prazo para pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto se a substituição decorrer de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 (dez) dias contados do fato. São Leopoldo não teve substituição.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral da zona 51, José Victor Vieira, ocorreram duas renúncias. Gabriel Dias (PSDB) renunciou a candidatura de prefeito, enquanto Dorneles (Podemos), renunciou a candidatura de vereador. Nos dois casos haverá a palavra INAPTO. Os nomes não são retirados do divulgacand.
Na avaliação de Victor, o processo eleitoral até aqui está tranquilo. “Fizemos uma reunião prévia no dia 28 de agosto com os partidos por isso está tranquilo até agora”, disse Victor.
Propaganda irregular
Nesta segunda-feira (16), completou um mês de campanha e nesse período não houve apreensão de propaganda irregular. Segundo Victor, sobre irregularidade, foram casos de impulsionamento irregular nas redes sociais, situações resolvidas rapidamente.
Nome na urna
Na quarta-feira (18), fecha o sistema para alterar a situação dos candidatos. “Quem estiver com o termo “concorrendo” no divulgacand até quarta, estará na urna no dia seis (6) de outubro”, explica Victor.