Na assinatura da carta compromisso sobre políticas para as mulheres, no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), os candidatos a prefeito, Gabriel Dias (PSDB), Manoel Bandeira Binoni (Psol), Delegado Heliomar Franco (PL) e Nelson Spolaor (PT) pareciam cordiais entre si. Mas a realidade é de uma campanha que caminha para o acirramento com estratégias de todos os lados. Heliomar Franco e Gabriel Dias ficaram lado a lado na foto, mas na campanha a realidade é outra.
Nesse momento a estratégia de Heliomar Franco é voto útil e polarização com Nelson Spolaor (PT). Nesse caso as candidaturas de Gabriel Dias (PSDB) e Arthur Schmidt (MDB) “atrapalham” a estratégia de Heliomar Franco.
Já a estratégia de Gabriel Dias (PSDB) é consolidar-se como um novo projeto para a cidade, a mudança para quem não quer a continuidade do PT, mas também não quer o o delegado Heliomar Franco.
Enquanto isso, a estratégia de Nelson Spolaor (PT) é dizer que o projeto do atual prefeito Vanazzi é o melhor principalmente após a tragédia climática porque os projetos da reconstrução estão encaminhados no PAC e o alinhamento com o governo Lula é a garantia de obras e serviços para reforçar o sistema de proteção às enchentes.
Esse é o cenário à disposição do eleitor de São Leopoldo.