A Secretaria de Saúde do Estado do RS está recomendando a população o uso de máscara por causa da fumaça das queimadas. Outra orientação é aumentar a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas.
A SES diz que também é bom evitar exercícios físicos em períodos de elevada concentração de poluentes. Crianças, idosos e gestantes devem estar atentos a sintomas respiratórios e buscar atendimento médico imediatamente se necessário.
Poluição é fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis
A OMS reconhece que a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). No Brasil, as queimadas e os incêndios florestais são importantes fontes de poluição atmosférica e contribuem para a emissão de poluentes atmosféricos, resultando na exposição humana com efeitos diretos e indiretos na saúde, meio ambiente e oferta de serviços de saúde. Grupos populacionais mais suscetíveis como crianças, idosos, gestantes, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias, de baixo nível socioeconômico e de trabalhadores ao ar livre podem estar sob maior risco de apresentarem algum efeito na saúde relacionado à poluição do ar.