A Semana Farroupilha é um importante evento festivo da cultura gaúcha, cuja celebração homenageia a Revolução Farroupilha, a qual foi uma das mais importantes revoltas civis do Brasil, pelos ideais de um povo.
Sua história está ligada à institucionalização do tradicionalismo gaúcho, sobre o qual existem fatos importantes a serem destacados, como a realização da “Ronda Gaúcha”, que criou o primeiro CTG (35 CTG de Porto Alegre), o qual serviu e serve de modelo para diversas outras entidades tradicionalistas – dentro e fora do Estado.
A história da Semana Farroupilha se desenvolve, exatamente, numa época onde as tradições estavam sendo esquecidas e o sentimento de orgulho pelas coisas do Rio Grande era, de certa forma, escondido. Em 1947, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes (estudante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre) foi a um bar tomar um cafezinho e avistou uma bandeira do Rio Grande do Sul servindo de cortina, o que lhe causou muita indignação.
Esse ato era um reflexo causado pelo modismo americano, que os jovens buscavam copiar, e pela ditadura Vargas, que havia proibido manifestações e práticas regionais após o Estado Novo. Diante disto, Paixão Côrtes e mais outros sete estudantes daquele colégio resolveram buscar a mudança daquele cenário, criando um Departamento de Tradições Gaúchas, com a finalidade de preservar, desenvolver e revitalizar as tradições gaúchas que estavam esquecidas.
No dia 7 de setembro de 1947, à meia noite, e antes de extinguir o “Fogo Simbólico da Pátria” que queimava na pira, Paixão Côrtes, Fernando Machado Vieira e Cyro Dutra Ferreira, retiraram a centelha, dando origem a primeira “Chama Crioula”, que ardeu em um candeeiro crioulo até a meia noite do dia 20 de setembro – data que celebra o início da Revolução Farroupilha.
Assim, unidos pelo amor à terra e pelo poder do fogo, os gaúchos decidiram manter acessa essa chama ano após ano. E, de tal modo, até hoje, os gaúchos orgulham-se de relembrar os feitos dos nossos antepassados e celebrar a nossa cultura.
TE PREPARA: a semana farroupilha se aproxima e com ela muita festa, alegria e cultura!
Comissão da Cultura Tradicionalista da OAB São Leopoldo