A 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos segue nesta quinta-feira (12) com diversas atrações. Entre elas a apresentação dos 50 Tones de Pretas e muita contação de histórias.
A feira iniciou na terça-feira e segue até o dia 22 na Praça 20 de Setembro, mais conhecida como Praça da Biblioteca, Centro de São Leopoldo. O tema deste ano é “Nas páginas do Tempo, a história se revela”. A feira é realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com correalização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo.
O público que for na Praça vai encontrar 30 bancas de livreiros (infantis e juvenis), que funcionam de segunda a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos, das 10h às 20h).
*Programa São Léo Mais Livros*
Em mais uma edição, estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino receberão vales-livros no valor de R$ 60,00 para aquisição de exemplares durante a Feira. Neste ano serão distribuídos cerca de 26 mil vales aos estudantes e 4 mil aos profissionais de educação. A iniciativa faz parte do Programa São Léo Mais Livros, instituído pela Lei 9.692, de 11 de novembro de 2022.
*Patrono*
O Patrono desta edição da feira será Erny Mügge. Ele é graduado em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-Graduação em Administração, Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Gama Filho). É editor da Oikos e organizador de vários livros. Membro do Instituto Histórico de São Leopoldo.
*Homenageados*
Neste ano são três os homenageados da feira do livro de São Leopoldo. O escritor Eliandro Rocha é formado em marketing e com uma carreira na literatura infantil. Atuou por mais de 10 anos em bibliotecas escolares, mediações de leitura, contações de histórias e consultor literário. Em 2013, lançou seu primeiro livro infantil “A Ponte”. Foi idealizador do projeto “A Ponte”, que arrecadou mais de 80 mil livros em todo o Brasil para as escolas de São Leopoldo atingidas pela enchente de maio/24.
Também homenageada, Vera Hoffmann é professora graduada em Pedagogia pela Unisinos, com pós-graduação em Educação Ambiental, na FURG. É autora do Livro “Biblioteca Escolar como Agente de Transformação do Ambiente”. Há mais de 13 anos se dedica à pesquisa e a promoção da leitura literária e das narrativas, nas escolas e em espaços de educação não formal.
12/09 (Quinta-feira)
Palco Bicentenário – Nas páginas do tempo nossa história se revela
9h, 10h,14h e 15h: Grupo Explosão da Dança *
20h: 50 Tons de Pretas
Palco Menino Maluquinho
9h, 10h,14h e 15h: Lampião e Maria Bonita (Teatro) *
Palco Ziraldo
9h30 e 10h30: Encontro com a autora Maíra Suertegaray **
14h30 e 15h30: Contação de história com Jonathan Ortiz **
17h: Lançamento do livro de Cristiaine A. Johann – “A educação em direitos humanos, ambientes escolares e a parceria dos Defensores Públicos”
19h às 20h: Mesa literária “Poesia e Territórios”. Com Calila das Mercês (BA) e Francis Mary (AC)
Palco Aldir Blanc
18h: Leopoldo (Coopercultura) (Voz e violão)
Espaço Uma cidade viva conta suas histórias
Das 9h às 12h e das 13h às 18h: Exposições: “São Leopoldo, 200 anos – Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil” e “Vida que se refaz”
16h: Roda de Vivências: Indústria
Espaço Carreta Literária ***
9h: Hora do Conto divertida
10h: Contação de história “A vaca que botou um ovo”
14h: Contação de história “A Ilha dos sentimentos”
15h: Contação de história “O chá das maravilhas”