Com a Praça 20 de Setembro, popularmente conhecida como Praça da Biblioteca, tomada por crianças de diversas escolas da cidade, foi aberta na manhã desta terça-feira (10) a 38ª Feira do Livro de São Leopoldo. Com o tema “Nas páginas do Tempo, a história se revela”, o evento literário se estenderá até o dia 22 de setembro.
Este ano, a feira tem um significado especial, especialmente após a enchente histórica ocorrida em maio. Segundo a secretária municipal de Educação, Renata de Matos, organizadora do evento, a feira é um símbolo da força e resistência da comunidade leopoldense. “Esta feira é mais uma prova da resiliência dessa cidade e de seu povo maravilhoso. Após a tempestade, vem o arco-íris, e é por isso que temos este espaço tão colorido e bonito. Tudo o que acontece aqui é fruto de um esforço coletivo”, declarou.
A edição de 2024 também presta homenagem ao cartunista e escritor Ziraldo, falecido em abril deste ano, além de tributar outros grandes nomes da arte nacional. Shows em homenagem a artistas como Rita Lee, Gal Costa e Bebeto Alves estão programados, e o evento conta ainda com o palco Aldir Blanc para apresentações culturais.
Com 30 bancas de livreiros voltadas para o público infantojuvenil, a feira funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos, das 10h às 20h. Além disso, há um espaço dedicado ao Bicentenário da Imigração Alemã, e áreas que retratam a história industrial, comercial e festiva de São Leopoldo. O patrono desta edição é Erny Mügge.
Confira a programação desta terça-feira (10):
10/09 (Terça-feira)
Palco Bicentenário – Nas páginas do tempo nossa história se revela
9h, 10h,14h e 15h: Memória de Elefante (Teatro) *
19h: Abertura
20h30: Espetáculo Chega Mais: Daia canta Rita Lee (Show)
Palco Menino Maluquinho
9h, 10h,14h e 15h: Bárbara Catarina (Contação de histórias) *
Palco Ziraldo
9h30 e 14h30: Milene Barazetti (Contação de histórias) **
10h30 e 15h30: Encontro com ilustrador Marlon Costa **
Espaço Uma cidade viva conta suas histórias
Das 9h às 12h e das 13h às 18h: Exposições: “São Leopoldo, 200 anos – Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil” e “Vida que se refaz”
16h: Roda de Vivências: Feiras do Livro Ramiro Frota Barcelos
Espaço Carreta Literária ***
9h: Contação de história “Como fazíamos sem…”
10h: Contação de história “História musicada”
14h e 15h: Contação de história “O bailado da saudade, através de asas coloridas”
Assista abaixo a entrevista completa com a Secretária Renata de Matos