Nos últimos meses o Instituto Penal de São Leopoldo aumentou significantemente o número de presos em trabalho externo. Conforme o novo diretor da unidade prisional, Diego Linhares, dos cerca de 180 presos que cumprem pena no regime semiaberto, 128 prestam serviço externo. Ainda há 25 que trabalham dentro da IPSL e apenas 24 presos que ainda não fazem nenhum trabalho.
O diretor comemora e diz que isso é fruto de uma maratona de reuniões com prefeituras e empresas do setor privado. “Tal esforço está rendendo frutos, prova é que dos mais de 100 presos em absoluto ócio hoje trabalham fora”.
O número pode aumentar, por isso o diretor reforça o apoio do setor público e principalmente privado. “É importante que seja ofertado para a pessoa presa a oportunidade de trabalho remunerado, pois junto a educação o trabalho é um dos principais eixos da ressocialização”.
MOTIVAÇÃO ENTRE SERVIDORES
Linhares diz que o índice contagia a equipe de servidores que trabalham no presídio. “Os servidores entenderam a proposta e estão empenhados em manter e aumentar os números em prol do trabalho prisional”.
ACOMPANHAMENTO
O preso que trabalha fora é acompanhado de perto pela direção do Instituto. “Existe constante controle destes presos ao saírem para liga laboral, tendo em vista que semanalmente os locais de trabalho são vistoriados pelos servidores da unidade prisional sem prévio aviso, coagindo, deste modo, a ausência dos apenados em seus locais de trabalho. A ausência no local de trabalho poderá render ao preso a regressão do seu regime, tendo em vista este ato ser considerado uma falta disciplinar de natureza grave”, diz o diretor.
A cada três dias trabalhado o preso tem um dia a menos da sua pena.
PREFEITURA E EMPRESAS
Além de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio contam com a mão de obra prisional. No setor privado as empresas que abriram as portas para este trabalho são: Microerosão Indústria e Comércio de Produtos Plásticos Ltda, Viva Cor Comercial de Tintas Eirel, Bonesul Iindústria e Comércio de Artigos para Animais Ltda, Mundo Belo Estofados Ltda, Acrilsigns Comércio de Artefatos de Material Plástico Ltda , Planet Pav Comércio de Asfaltos Ltda e Dose Dupla Atacado de Moveis.