Nesta sexta-feira (6), o Zap da Saúde completará 4 meses de funcionamento. A ferramenta foi colocada em prática em meio à maior clise climática da história de São Leopoldo, no mês de maio, se tornando um facilitador de informação e de acesso à saúde. Nesses 120 dias de atuação foram registrados 30 mil atendimentos.
“Essa marca representa milhares de pessoas que evitaram gastos com passagem ou a necessidade de pagar um cuidador para acompanhar seus familiares acamados enquanto buscavam informações nos serviços. Não foi preciso se expor à chuva, ao calor, ao frio e à insegurança. Saúde também é garantir que essas pessoas possam ficar em casa, que não faltem ao trabalho, ou precisem pedir licença ao chefe para acessar um serviço, às vezes, apenas para obter uma informação simples de onde ir, como fazer, se ainda tem”, exemplificou a secretária da Saúde Paula Silva.
Por ser tratar de algo recente, ainda em aprimoramento, o diretor de Saúde Digital, Tiago Sperb Machado, acrescentou que há muito trabalho para garantir que a tecnologia seja usada em favor das pessoas, mas comemora o rápido avanço no atendimento on-line. “Saúde é acesso. Inclusive, acesso à informação. Sem burocracia, sem privilégios. O digital complementando o presencial, como os nossos serviços de Telessaúde do Zap. Um cuidado que pode e deve continuar “conectado” mesmo quando o usuário deixa o serviço de saúde. Os números mostram a receptividade da população”.
Através do canal oficial de WhatsApp, os moradores podem agendar e reagendar consultas, obter informações sobre procedimentos e medicamentos, receber orientações relacionadas a cada serviço ofertado e, caso necessário, realizar uma teleconsulta. Para acessar, basta enviar uma mensagem para o número (51) 99557-8541 e selecionar a opção correspondente ao serviço desejado. O funcionamento ocorre de segunda a sexta feira, das 8h às 18h. O Zap da Saúde foi desenvolvido pela Coordenação de Saúde Digital e conta com 45 servidores públicos atuando em atividades relacionadas ao dispositivo e 35 operadores (servidores e estudantes conectados).