Os 2.023 mesários que estarão no pleito do dia 6 de outubro em São Leopoldo estão realizando treinamento. São mais de 200 turmas com 200 pessoas por vez. De acordo com José Vitor Blanco Vieira, chefe do Cartório da zona 51, no encontro, que ocorre no auditório do Colégio São Luís, os mesários apreendem da montagem da seção até o funcionamento da urna. “No treinamento os mesário recebem todos os procedimentos a serem feitos. Da montagem da seção no sábado até as atividades no dia da eleição, como instalação da urna eletrônica quanto no atendimento ao eleitor”, diz Vitor.
Os treinamento iniciaram na terça-feira passada e segue até a próxima quarta-feira, dia 11.
Vitor diz que o treinamento envolve as duas zonas eleitorais. “Metade dos componentes das seções são treinados e os administradores dos locais de votação também”, lembra.
Benefícios
Vitor explica que quem contribui com o pleito ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados. Aqueles que exercem a função ainda podem ter preferência no desempate em concursos, desde que prevista no edital, e caso esteja cursando a graduação podem utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.
ELEITORES LEOPOLDENSES
Em São Leopoldo são dos 167.061 mil eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro. Desses 49.155 mil não completaram o ensino fundamental, a antiga 5ª Série. O dado representa 29,42% de todos os eleitores.
Ainda de acordo com o gráfico do TSE, 35.364 mil eleitores não tem o ensino médio completo. Ainda, em São Leopoldo, 2.936 mil analfabetos estão aptos a votar.
Eleitores com nível superior em São Leopoldo são apenas 12.966 mil pessoas.
Outro dado do TSE é que a maioria dos eleitores de 2024 em São Leopoldo tem idade de 45 a 49 anos. São 41.942 mil pessoas.
Acima de 60 anos o número também é bem expressivo, somos mil 41.227.
As mulheres seguem sendo a maioria dos votantes, com 88.657 mil, e os solteiros dominam amplamente. São 107.903 mil pessoas que declararam solteiras aptas às urnas.