A empresa Agrocontinental doou para a Secretaria da Saúde o gerador aerosol UBV, utilizado na aplicação de inseticida contra a dengue nos bairros. O aparelho é portátil e será utilizado na carroceria de caminhonetes para realizar a ação conhecida como fumacê. A entrega ocorreu na Vigilância em Saúde.
“Agradecemos a iniciativa da empresa. É mais uma ferramenta que vamos utilizar no combate e prevenção ao aedes”, destacou a secretária Paula Silva.
Entre as vantagens do novo equipamento estão a sintonia de dois motores de dois tempos, que não necessitam de um compressor para geração de gotas, e a praticidade. Por ser portátil, pode ser adaptado em diversos veículos como carros convencionais e pick-ups de pequeno porte.
Participaram do ato a secretária-adjunta Luise Peter, o diretor da Vigilância em Saúde André Ellwanger e os representantes da empresa Luiz Fernando Silva e Edson Moura.
*Ações permanentes*
Durante essa e a próxima semana, a Secretaria promove o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A meta é alcançar todos os bairros de São Leopoldo com 18 agentes percorrendo aproximadamente 600 quarteirões, realizando em média 3,5 mil visitas domiciliares no período. Trata-se de uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para a determinação do Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito Aedes aegypti, de maneira rápida, auxiliando no direcionamento das ações de controle e na avaliação das atividades desenvolvidas.
Os bairros são agrupados em sete estratos, dos quais são sorteados os quarteirões que serão visitados pelos agentes. São inspecionados 20% dos imóveis de cada quarteirão sorteado para a coleta de formas imaturas do mosquito, larvas ou pupas.
Vinte três pessoas perderam a vida por causa da dengue em São Leopoldo.