A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na noite desta quarta-feira (21) para o risco de chuva forte, com descargas elétricas e possibilidade de alagamentos em algumas regiões do Estado. As orientações vale até às 10h desta quinta-feira (22).
O órgão pediu também aos cidadãos que estão em casa que desliguem aparelhos elétricos da tomada, fechem portas e janelas, abriguem animais e permaneçam em local seguro. Aqueles que estiveram na rua ou trafegando, devem buscar abrigo caso sejam surpreendidos por tempo severo.
De acordo com a Metsul, uma frente fria está se aproximando do Estado e deve se chocar com a frente quente que atua em território gaúcho no momento. O choque entre esses dois sistemas meteorológicos é o fator que pode causar temporais nas regiões em vermelho no mapa.
Nos próximos dias, a temperatura começa a cair na sexta no sul do país, mas o ápice do ar polar ocorre entre o domingo e a terça-feira. No fim de semana dois sistemas vão atuar sobre o Estado: um de alta pressão intenso e outro de Alta Subtropical do Atlantico do Sul. Por conta disso, um novo ciclone deve se formar no mar, na altura do Rio Grande do Sul, na segunda-feira. Ele começa a se afastar para alto mar na terça, levando consigo o ar gelado que, segundo modelos meteorológicos, pode fazer a temperatura cair também nos estados do Nordeste e em parte do Sudeste.